RESENHA As dimens es subjetivas contidas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de crian as que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar

3351 palavras 14 páginas
Resenha da tese As dimensões subjetivas contidas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar, de Maria Inesila Montenegro Garcia De Oliveira, 2011.

A referida tese de Maria Inesila Montenegro Garcia de Oliveira, foi realizada no curso de Doutorado em Educação, no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 2011. Teve como objetivo averiguar aspectos subjetivos da aprendizagem de crianças com dificuldades na leitura e escrita, para que esses aspectos fossem utilizados como estratégias de intervenção pedagógica. Para tal, a autora baseou-se na Teoria Histórico-Cultural e na Epistemologia Qualitativa de González Rey.
Segundo Maria Inesila cinco alunos do ensino fundamental de uma escola pública fizeram parte da pesquisa, por meio de entrevistas e seções de trabalho, num período de 11 meses. Sua principal preocupação era fazer com que esses alunos, que estudavam no terceiro, quarto ou quinto ano, refletissem sobre suas próprias dificuldades, e sobre as “descrenças de suas capacidades de aprender” (p. 14).
A tese é composta por quatro capítulos, além da Introdução e das Considerações finais, desse modo, por questões didáticas, discorreremos sobre cada um desses capítulos/itens por vez nesta resenha.
Na introdução, a autora inicia sua tese abordando a importância de se olhar para crianças que apresentam certa dificuldade na aprendizagem, uma vez que é papel do professor, do pesquisador e da sociedade buscar compreender esse problema, e prezar por uma intervenção, de modo a auxiliar e favorecer a aprendizagem.
Sabemos que não é preciso estar na escola para iniciar o letramento de uma criança, pois, a todo o momento, em nossa sociedade, é possível entrar em contato com a leitura e a escrita, contudo, de acordo com a autora a escola é hoje o lugar destinado a consolidar ações como ler e escrever. De fato, algumas crianças, cedo sinalizam um bom

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas