resenha artigo : A ciência da nutrição em trânsito: da nutrição e dietética à nutrigenômica

495 palavras 2 páginas
Resenha : A ciência da nutrição em trânsito: da nutrição e dietética à nutrigenômica

O artigo em questão relata a história da nutrição no Brasil e como a mesma foi se desenvolvendo e se aprimorando. Mostra sobre como foi subdivida a nutrição, através das áreas sociais e biológicas, para assim poder dar uma maior ênfase em ambas. Tem como objetivo mostrar a evolução da nutrição desde a sua criação até a transição nutricional ocorrida na ultimas décadas, e de que forma o nutricionista deve se portar diante de um cenário tão complexo, que engloba não só a área da saúde como a parte social, cultural e econômica da população.
A história da nutrição começa a partir do ano de 1914, período o qual a alimentação começa a ganhar abrangência mundial com relação a sua importância para a saúde humana. Foi nessa época que os estudos começaram a ser conduzidos e os cursos de formação começaram a ser introduzidos. Um relato extremamente importante citado pelo artigo foi a transição nutricional ocorrida nas últimas décadas. Se antigamente a principal preocupação era em torno da desnutrição e doenças desencadeadas pela falta de alimentos, hoje em dia patologias como diabetes, obesidades, hipertensão, hipercolesterolemia são os fatores de maior destaque.
Ao passo que os profissionais de antigamente eram formados com o intuito de prevenir as doenças daquela época, devido a transição nutricional o foco alimentar e os modelos interventivos passaram a ser outros.
Com relação a profissão em si, no início a formação era a nível de cursos técnicos , o que daria o direito de atuar como dietista. Com o passar dos anos e a eminencia ainda maior da importância da alimentação para a saúde em geral, foram feitos os cursos de níveis superior. Dessa forma era feito não mais cursos técnicos, mas sim uma graduação universitária.
A evolução da nutrição com o passar do tempo foi tão grande que atualmente as áreas de nutrigenética e nutrigenômica já estão diretamente ligadas com os profissionais de

Relacionados

  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas