Resenha Artigo Planejamento e Controle da Produção (PCP) - Sales and Operation Planning

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
Artigo: Olharger, Jan ; Rudberg, Martin ; Wikner, Joakim. Long-term capacity management: Linking the perspectives from manufacturing strategy and sales and operations planning. International Journal of Production Economics, Vol.69, pp.215-225, 2001.

ISSN: 0925-5273


Uma gestão eficiente da capacidade de produção a longo prazo é vital para qualquer indústria e tem implicações sobre acompetitividade em termos de custos, velocidade de entrega e confiabilidade. Ela é frequentemente dividida em três ou quatro etapas, que vão desde o planejamento de capacidade a longo prazo até o controle e execução de capacidade a curto prazo, e está relacionada, por exemplo, ao plano-mestre de produção, planejamento de demanda da capacidade e ao planejamento de necessidades de material (MRP I).As questões relevantes tratadas na gestão da capacidade de longo prazo estão relacionadas a determinar quando e em que quantidade os níveis de capacidade devem mudar. A gestão da capacidade a longo prazo está mais interessada com as capacidades que levam mais tempo para serem alteradas, ou para adquirir novas capacidades ou para reduzir seus níveis. Normalmente, o horizonte de planejamento vai de1 a 5 anos e o período de planejamento é mensal, pelo menos durante o primeiro ano, e depois em trimestres ou períodos mais longos.
O input para o gerenciamento da capacidade a longo prazo é o plano de vendas, com base em uma previsão de demanda. Tal plano de vendas deve cobrir pelo menos a perspectiva de tempo para a aquisição de novas capacidades ou redução da capacidade existente. No entanto,as decisões relativas ao plano de produção, em termos de, por exemplo, diminuição da velocidade de produção, significa que a produção não será idêntica ao plano de vendas. Além disso, a capacidade pode ser adquirida ou reduzida em tempos ou quantidades diferentes das exigidas no plano de vendas. Tais questões são tratadas a partir de duas perspectivas distintas: por um lado, a perspectiva deestratégia de produção e, por outro, a perspectiva de planejamento das operações e vendas (perspectiva S&OP).
A estratégia de produção e o S&OP fornecem duas perspectivas sobre a capacidade de gestão de longo prazo, elevando e tratando diferentes questões. Em uma estratégia de produção, a capacidade é considerada como uma das cerca de sete categorias de decisão para a qual a empresa de manufaturadeve estabelecer políticas e posicionamentos. As outras categorias de decisão são as instalações, processo de produção, integração vertical, qualidade, organização e pessoal e, finalmente, sistemas de controle e planejamento. Capacidade, instalações, processo de produção e integração vertical são consideradas categorias estruturais, pois lidam com as estruturas de operação/fabricação no longo prazo.As três últimas categorias de decisão lidam com a infraestrutura de fabricação.
Os problemas de capacidade estão relacionados com a relação estratégica entre os níveis de capacidade e demanda, especificamente na decisão entre estratégias de expansão ou redução de capacidade. O fundamento básico para essa estratégia é que a capacidade vem em passos largos e discretos, e não em pequenosincrementos. Portanto, é de importância estratégica decidir se a capacidade deve vir em primeiro lugar, ou seja, antes de mudanças esperadas na demanda, ou se a capacidade deve ser adquirida assim que o nível de demanda correspondente for conhecido. Existem três estratégias diferentes, em princípio: lead, lag ou track. Lead significa que a capacidade é adicionada em antecipação ao aumento da demanda,enquanto Lag significa o oposto. Track é uma estratégia de troca, onde as diferenças entre a capacidade e os níveis de demanda são mantidos a um mínimo. Há uma discussão correspondente em relação a redução de capacidade. Sendo assim, o foco principal na gestão da capacidade do ponto de vista de estratégia de manufatura é o momento de mudanças na capacidade.
O planejamento de vendas e operações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PCP
  • PCP PLANEJAMENTO CONTROLE PRODUÇÃO
  • planejamento controle de produção pcp
  • Planejamento e controle da produção
  • PCP- planejamento e controle da produção
  • Pcp Planejamento e controle de Produção
  • Pcp
  • Pcp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!