Resenha artigo acv e pmaisl

499 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE POSITIVO
CURSO DE GESTÃO EM ENGENHARIA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
PROFESSOR: GILDO BALLIANA
ALUNO: CRISTIANO DO CARMO GOMES

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DAS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA OU PELA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA

2013
Sustentabilidade ambiental das organizações através da produção mais limpa ou pela Avaliação do Ciclo de Vida

HINZ, Roberta Tomasi Pires; VALENTINA, Luiz V. Dalla; FRANCO, Ana Claudia. Sustentabilidade ambiental das organizações através da produção mais limpa ou pela Avaliação do Ciclo de Vida. 2006

A visão tradicional de preservação ambiental, baseada no controle da poluição e tratamento de resíduos gerados, se mostra uma tratativa ecologicamente ineficiente, pois não garante a ecoeficiência e a sustentabilidade ambiental.
O artigo Sustentabilidade ambiental das organizações através da produção mais limpa ou pela Avaliação do Ciclo de Vida, escrito por Roberta Tomasi Pires Hinz, Luiz V. Dalla Valentina e Ana Claudia Franco, foi escrito em 2006 e tem realiza uma análise crítica sobre práticas de desenvolvimento sustentável.
O artigo apresenta duas metodologias para o desenvolvimento sustentável: a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e a Produção mais Limpa, conhecida também como PmaisL.
A ACV busca soluções para problemas ambientais globais, incluindo todas as etapas do ciclo de vida do produto ou processo abrangendo desde a extração e processamento de matérias-primas até a disposição final, considerando as etapas intermediárias como fabricação, embalagem, logística, reciclagem e reutilização. Esta metodologia tem a preocupação com a sustentabilidade de forma ampla, levando em consideração aspectos como aquecimento global, acidificação, ecotoxidade, degradação da camada de ozônio, escassez de recursos naturais, entre outros.
A norma ISO 14040 (2001) divide o estudo da ACV em 4 etapas: definição do objetivo e escopo; análise do inventário; avaliação do impacto e;

Relacionados