Resenha Artigo “CAMBIOS EN LA CONTRATACIÓN DE RECURSOS HUMANOS: EL CASO DEL PROGRAMA DE SALUD DE LA FAMILIA EN BRASIL.”

Páginas: 4 (987 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
O presente artigo visa analisar os procedimentos e os processos de contratação de trabalhadores da área de saúde no Programa Saúde da Família (PSF), criado pelo Governo Federal no Brasil, bem como osinteresses, problemas e implicações de cada um dos mecanismos utilizados para a contratação de profissionais como médicos, enfermeiros e agentes de saúde comunitários.
O artigo está dividido em trêspartes. Inicialmente, o autor introduz o tema com um breve relato da criação do PSF no Brasil, assim como os objetivos do governo com a implantação deste programa. Em seguida, expõe as principaismodalidades de contratação no PSF. Por fim, apresenta suas conclusões a respeito da pesquisa.
Na primeira parte do texto, Dal Poz esclarece sobre o Movimento Sanitário no Brasil, produzido pelo SistemaÚnico de Saúde (SUS), órgão responsável por estruturar a saúde pública no Brasil, e inclui o PSF como um instrumento utilizado pelo SUS para concretizar e obter melhores resultados com esse movimento.O Programa Saúde da Família é um programa assistencial que visa diagnosticar a saúde das pessoas através de visitas domiciliares periódicas a famílias para monitorar o estado de saúde destas. Paraisso, são contratados por equipe um médico, um enfermeiro e de quatro a seis agentes comunitários.
Na segunda parte do artigo, Dal Poz expõe sobre a realidade vista na administração pública: a cada diatem sido mais constante a terceirização dos serviços por empresas privadas, diminuindo o número de empregos diretos no setor público. Além disso, ele explica outras formas de contratação dosprofissionais de saúde, como estágios para estudantes e empregos temporários. Segundo o autor, mesmo estando empregados, o funcionário fica desprotegido socialmente, uma vez que essas modalidades contratuaisdeixam-no excluído de diversos benefícios como férias, licença-maternidade, aviso prévio, dentre outros, além do trabalhador não poder contar com o benefício do contrato por tempo indeterminado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do artigo “la construcción de la identidad política en los orígenes del peronismo en argentina y del varguismo...
  • La ludicidad en el español
  • LA VALORACIÓN DE LAS ARTESANÍAS EN EL SUR DE BRASIL A TRAVÉS DEL TURISMO
  • La aplicación didáctica del texto literario en las clases de e/le en las escuelas de enseñanza media de la ciudad...
  • El uso del diccionario en la enseñanza de lenguas
  • COMUNICACIÓN EN SERVICIOS EN LA ERA DE LA
  • Los fundamentos de la arquitectura en la edad del humanismo
  • Resenha: sacrificio humano, poder e ideología en la cultura moche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!