Resenha: Arquitectura doméstica em Bracara Augusta

502 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPíRITO SANTO
Centro de ciencias Naturais e Humanas
Departamento de História

Flavia Pereira Guimarães

Resenha: Arquitectura doméstica em Bracara
Augusta

Vitória,
2014.

Flavia Pereira Guimarães

Resenha: Arquitectura doméstica em Bracara
Augusta

Relatório apresentado a Universidade Federal do Espírito Santo, a Professora Doutoura Erica Cristhyane como parte das exigências para a conclusão da matéria Historia Medieval.

Vitória, 16 de novembro de 2014.

Resenha
Minha escolhida foi Fernanda Eugenia Puga de Magalhaes que estava na mesa 1, dia 11 de novembro de 2014, tratando da Arquitetura doméstica em Bracara Augusta.
Ela analisa em sua tese de doutorado a arquitetura domestica de Bracara Romana. Ela nos conta que ao longo das três ultimas décadas foram reunidos na área uma grande quantidade de dados arqueológicos mas que nem todos são iguais em volume e qualidade informação. Ela analisa as diferentes partes orgânicas das casas, evidenciando suas especificidades formais e construtivas na tentativa de contextualizar as casas.
Esse coletar de informações tem por objetivo mostrar a evolução urbanística da cidade romana. Sua abordagem se limitou ao domus, até porque as escavações até então não permitem a analise de outros tipos de edifícios. Esses domus correspondem a um protótipo, que resultou de uma evolução ocorrida no período da republica romana, influenciado pelos padrões que se consolidaram nos espaços residenciais, quase sempre presentes nas domus. Ha, naturalmente, uma heterogeneidade entre as habitações de cidades diferentes, apesar delas contemplarem um conjunto que se relaciona com noções de bem-estar e diferentes funcionalidades que as domus tinham que cumprir, enquanto lugares de residência das elites urbanas.
Existe a necessidade de entender que era no domus que as

Relacionados