Resenha Arco da Velha

Páginas: 3 (681 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Arco da velha: resgate e vivência de brinquedos e brincadeiras populares.

O texto fala sobre um Projeto que se chama “Arco da Velha” e tem como objetivo central resgatar antigos brinquedos ebrincadeiras populares com crianças. Sua metodologia é bem simples: São realizadas brincadeiras populares durante o recreio o qual tem duração de vinte minutos para cada ciclo, o projeto atualmente éaplicado no 1º e 2º ciclo (1º e 2º séries e 3º e 4º séries respectivamente) do ensino fundamental do Centro Educacional 407 do SESI São Carlos, engloba cerca de 360 alunos.
Foram enviados cerca de 120questionários aos pais ou responsáveis dos alunos, metade deles retornou preenchida, nesses questionários as perguntas, no qual eles respondiam sobre brinquedos e brincadeiras que vivenciaram em suasinfâncias, e a partir das informações obtidas e analisadas, esse conteúdo foi implantado no projeto de acordo com as possibilidades disponíveis.
As brincadeiras e brinquedos populares auxiliam acriança a pensar de forma reflexiva sobre algum problema que possa ocorrer em seu momento lúdico, ao invés dos jogos eletrônicos que induzem elas a pensarem de maneira mais indutiva, por tentativa e erro eimpulsiva. Também não se pode esquecer os benefícios sociais e o “prazer de brincar” dentro do ambiente escolar.
A frase “as crianças fazem história a partir do lixo da história”, segundo o autor, ascrianças preferem brincar com os brinquedos que os adultos jogam fora do que com os brinquedos industrializados. Quem nunca passou por uma experiência de dar um brinquedo à criança e quando ela abre opresente, fica brincando com o papel de embrulho plástico bolha, ignorando completamente o brinquedo.
Não podemos deixar de lado os benefícios tecnológicos, que são de grande utilidade para elas eos pais, pois trabalham na interação e integração social, educativa e como forma de lazer.
Atualmente os pais estão escolhendo a tecnologia para educar e divertir seus filhos, uma vez que, é bom...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha livro vidas em arco-íris
  • Resenha a partir do livro: O Arco-Íris (Des)Coberto
  • Resenha geografia politica e geopolítica – velhas e novas convergências
  • resenha : Avós; velhas e novas figuras da família contemporânea
  • ARCOS
  • ARCOS
  • Arcos
  • arcos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!