Resenha apostila BMF

Páginas: 11 (2748 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO - FIA
Gestão de Negócios e Finanças






Derivativos
Resenha de Apostila da BM&F – Swap e opções














São Paulo, 09 de setembro de 2014
I. Mercado de Derivativos

Os mercados derivativos vêm adquirindo importância para todos os agentes econômicos, impulsionados pela necessidade de encontrar mecanismos de proteção contra orisco de oscilação de preço


1. O que são derivativos

Um derivativo é assim chamado porque seu valor está correlacionado (direta ou inversamente) a outro item (papel, moeda, taxa) do mercado a vista, ou seja, seu valor deriva do valor de outro item.
O mercado de derivativos, portanto, é um mercado de estimativas de valores futuros, de itens presentes no mercado a vista, ou seja, se o valordo item no presente tiver uma variação, isso irá influenciar direta ou inversamente, a projeção de valor do seu derivativo num valor futuro. (Exemplo: O valor da saca de café hoje, afeta a projeção de preço da saca de café para daqui 6 meses, uma variação de preço na saca deste mês, irá causar uma variação na projeção de 6 meses da saca de café).

2. A importância dos derivativos
Atualmentetanto o mercado produtor como o especulativo movimentam grandes valores no mercado de derivativo e dele dependem para ter estabilidade e presibilidade a seus negócios. Portanto, apersar de não ser possível dimensionar precisamente seu peso e influência na economia global. Os valores de transacionados que são possíveis de acompanhar, demostram grande dependência do mercado de formação de preços (basedos sistemas econômicos modernos) e a cadeia de mercados de derivativos.

3. Quando surgiram as primeiras operações com derivativos
Registram apontam que no Japão feudal recibos de armazenagem de arroz começaram a ser trocados e aceitos como moeda. Quando não havia mercadoria nos armazéns de arroz, podia-se emitir esses recibos de armazenagem, em troca de pagamento de juros financeiro opromessa de safras futuras. Com a evolução e crescimento da importância da comercialização de arroz. O mercado de arroz futuro passou a ser reconhecido pelo imperador.

4. Tipos de mercados derivativos
São quatro: a termo, futuro, de opções e de swap. Alguns analistas não consideram os swaps uma modalidade de derivativo devido a sua semelhança com o mercado a termo.
Mercado a termo – as partes secomprometem com quantidade e preço fixo, a uma data futura determinada. A liquidação acontece no vencimento e são contratos negociados em bolsa e em mercado de balcão.
Mercado futuro – as partes se comprometem com quantidade fixa com preço a ser determinado em data futura. A liquidação acontece de forma diária, por forma de ajuste de preço entre a oscilação diária e a expectativa para a data futura,esses contratos somente são negociados em bolsas.
Mercado de opções - as partes se comprometem com preço fixo (mas não quantidade) numa data futura determinada. A liquidação financeira é realizada no momento da contratação.
Mercado de swap – as partes se comprometem com o pagamento da diferença de rentabilidade de dois bens diferentes. Ao fim do período determinado, a parte com rentabilidadeinferior, deve completar a diferença para a parte com bem com rentabilidade superior. Ou seja, a liquidação ocorre no final do período.


5. Diferença entre derivativos não-padronizados e padronizados

Quando o contrato entre as parte segue os padrões de mercado (negociados em bolsa) é possível que uma das partes se retire do contrato repassando suas obrigações a um terceiro que assuma taisobrigações.
Na bolsa, apenas contratos padronizados são negociados, já no mercado de balcão, é possível se celebrar contratos com características específicas para cada uma das partes, dificultando o repasse a um terceiro que concorde e assuma exatamente o contrato negociado.
A regulamentação de contratos negociados em bolsa reduz o risco de inadimplência por interpor as negociações e exigir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha apostila gestão deprogetos
  • RESENHA APOSTILA MTC
  • Resenha da apostila Fernando Tarallo
  • Resenha da apostila de gestão escolar e organização do trabalho pedagógico
  • BMF E BOVESPA
  • Bmf bovespa
  • BMF&Bovespa
  • bmf bovespa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!