Resenha apostila BMF

2748 palavras 11 páginas
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO - FIA
Gestão de Negócios e Finanças

Derivativos
Resenha de Apostila da BM&F – Swap e opções

São Paulo, 09 de setembro de 2014
I. Mercado de Derivativos

Os mercados derivativos vêm adquirindo importância para todos os agentes econômicos, impulsionados pela necessidade de encontrar mecanismos de proteção contra o risco de oscilação de preço

1. O que são derivativos

Um derivativo é assim chamado porque seu valor está correlacionado (direta ou inversamente) a outro item (papel, moeda, taxa) do mercado a vista, ou seja, seu valor deriva do valor de outro item.
O mercado de derivativos, portanto, é um mercado de estimativas de valores futuros, de itens presentes no mercado a vista, ou seja, se o valor do item no presente tiver uma variação, isso irá influenciar direta ou inversamente, a projeção de valor do seu derivativo num valor futuro. (Exemplo: O valor da saca de café hoje, afeta a projeção de preço da saca de café para daqui 6 meses, uma variação de preço na saca deste mês, irá causar uma variação na projeção de 6 meses da saca de café).

2. A importância dos derivativos
Atualmente tanto o mercado produtor como o especulativo movimentam grandes valores no mercado de derivativo e dele dependem para ter estabilidade e presibilidade a seus negócios. Portanto, apersar de não ser possível dimensionar precisamente seu peso e influência na economia global. Os valores de transacionados que são possíveis de acompanhar, demostram grande dependência do mercado de formação de preços (base dos sistemas econômicos modernos) e a cadeia de mercados de derivativos.

3. Quando surgiram as primeiras operações com derivativos
Registram apontam que no Japão feudal recibos de armazenagem de arroz começaram a ser trocados e aceitos como moeda. Quando não havia mercadoria nos armazéns de arroz, podia-se emitir esses recibos de armazenagem, em troca de pagamento de juros financeiro o

Relacionados

  • atps de contabilidade
    4132 palavras | 17 páginas
  • Flavio Roberto
    37943 palavras | 152 páginas
  • adm dicionario
    254839 palavras | 1020 páginas