Resenha apologia de sócrates

Páginas: 2 (478 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Em linhas gerais “Apologia de Sócrates”, escrito por Platão, trata de relatar a defesa de Sócrates, perante as três acusações que lhe são feitas: de corromper a juventude, de negar a existência dosdeuses do Estado e de introduzir a aceitação de novas divindades.
Quando se fala sobre o julgamento de Sócrates, pela distância de tempo em que nos encontramos dele, parece ser fácil emitir um juízocondenatório à aqueles que o forçaram a beber cicuta. Pode-se perguntar: quantos atenienses viam Sócrates com nossos olhos? Até mesmo a justiça ateniense era capaz de barbaridades.
O julgamento deSócrates tem aspectos importantes a serem analisados. Primeiro: não houve precipitação. Sócrates como qualquer réu teve a oportunidade de se defender sobre as acusações que lhe eram feitas, de corrompera juventude, de negar a existência dos deuses da cidade e de promulgar a existência de novos deuses. Seus acusadores não eram pessoas vulgares na sociedade da época, foram homens de renome, que faziamparte da elite ateniense, sendo eles políticos, poetas-Platão cita Meleto e Ânito.
Mas a lei na qual Sócrates fora julgado era claro: Todos os que não acreditassem nos deuses ou ensinassemdoutrinas das coisas do espaço deveriam ser condenados. Obviamente que sobre tais acusações foram levianas e irrelevantes e que por detrás de tais existissem motivos políticos.
Mesmo com o seu discurso dedefesa, onde Sócrates mostrou desempenhar suas funções religiosas publicamente, que respeitava os deuses e de que não negava a existência de tais, apesar de dizer que havia uma entidade que lhesussurrava ao ouvido, o que parecia então a criação de um novo deus, Sócrates foi condenado. Mas como poderia Sócrates ter desprezo pelos deuses uma vez que confiou nas palavras do Oráculo de Delfos e foi embusca daquilo que tinha ouvido?
Legalmente não houve desvio ou arbitrariedade, todas as acusações eram previstas em lei. Dentro das circunstancias em que se passou o processou do julgamento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro a apologia de sócrates
  • Resenha: apologia de sócrates
  • Resenha da Apologia de Sócrates
  • Resenha do texto apologia de sócrates
  • Resenha Apologia de Socrátes
  • resenha da apologia de socrates
  • Resenha de "apologia de sócrates"
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!