resenha Aorigem da familia da propriedade privada e do estado

Páginas: 6 (1442 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

EDMILSON MÁRIO JACOUD JUNIOR









RESENHA SOBRE: A ORIGEM DA FAMÍLIA DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO












SÃO PAULO
2014

EDMILSON MÁRIO JACOUD JUNIOR









RESENHA SOBRE: A ORIGEM DA FAMÍLIA DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO














SÃO PAULO
2014

EPÍGRAFE“Os olhos que só enxergam a mentira quando percebem a verdade, cegam.” (Karl Marx).





RESUMO


Trata-se de uma resenha sobre o trabalho de Friedrich Engels A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado que junto com Karl Marx, esmiúça as relações gregárias e a formação da família que hoje em dia conhecemos na forma de monogamia patriarcal, resultado de uma relação deposse material. Desde o início dos tempos ele faz uma análise do início da civilização moderna relacionando com o passado primitivo usando grandes referências como: Lewis Henry Morgan e seu livro A Sociedade Antiga que relata historicamente a formação do homem e a relação de sociedade. Com uma visão marxista, resgata os valores familiares e os compara com a horda dos tempos de selvageria e barbárie,chegando à civilização moderna.

Palavras chaves: Família, monogamia, poligamia, sociedade, civilização, barbárie.



ABSTRACT


This is a commentary on the text of Friedrich Engels' The Origin of the Family, Private Property and the State, along with Karl Marx, dissects the gregarious relationships and family formation that nowadays known as a result of a relationship of patriarchalmonogamy . owned things since the beginning of time, is an analysis of early modern civilization-related primitive past using great references as:. Lewis Henry Morgan and his book Ancient Society reports that, historically, the formation of the relationship between man and society with Marxist views rescues family values and compares them with the horde of savagery and barbarism fold to moderncivilization.

Keywords: family, monogamy, polygamy, society, civilization, barbarism.






Em sua obra, Friedrich Engels primeiramente classifica conforme a referência de Lewis Henry Morgan as etapas primitivas do homem em: estado selvagem, barbárie e civilização, sendo os dois primeiros como; fase inferior, média e superior, a medida que se evolui-se as ideias de civilização evolui-setambém os estados de inferior a superior. A família paralelamente também desenvolve uma relação de parentesco conforme a situação de evolução e desenvolvimento da sociedade primitiva até o período que hoje chamamos de civilização (ENGELS 2002).

Em relação à família como vimos, há três formas principais de matrimônio, que correspondem aproximadamente aos três estágios fundamentais da evolução humana.Ao estado selvagem corresponde o matrimônio por grupos, à barbárie, o matrimônio sindiásmico, e à civilização corresponde a monogamia com seus complementos: o adultério e a prostituição (MARX 2002 pg., 45).

Engels fez a divisão seguinte: família consanguínea; (casamento de irmãos e irmãs, carnais e colaterais de um grupo); família punaluana; (casamento coletivo de grupos de irmãos e irmãs,carnais e colaterais, de um grupo); família sindiásmica; começo de exclusão da relação de parentesco); família monogâmica: (união de um só casal, com relação exclusiva dos cônjuges) (ENGELS, apud MORGAM 2002).
A família consanguínea, a poligamia e a poliandria eram inseridas nas hordas e somente neste ambiente é que se apresenta esse tipo de relação, prevalecendo esse padrão nas épocas primitivas,como no estado de selvageria e na fase inferior da barbárie. Na fase média a mulher era quem exercia maior poder de decisão sobre um grupo familiar, pois era dela que vinha a certeza de parentesco.(ENGELS 2002).
A formação de gens que ao excluir a relação de consanguinidade, torna o estado evolutivo uma crescente, pois só neste tipo de seleção genética os descendentes tornam-se mais fortes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro A Origen da familia da Propriedade Privada e do Estado
  • A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado
  • A origem da familia, da propriedade privada e do estado
  • A origem da familia, da propriedade privada e do estado
  • A Origem Da Familia Propriedade Privada E Do Estado
  • Orgiem da familia da propriedade privada e do estado
  • A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado
  • A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!