Resenha ao Texto “Suffering From Indeterminacy” de Axel Honneth

1180 palavras 5 páginas
Pretendo destacar os pontos importantes de duas obras de Axel Honneth, “Luta por Reconhecimento” e “Sofrimento de Indeterminação”, que possibilitem o pensamento de uma teoria social em seu trabalho, além de tentar fazer com que alguns conceitos trazidos em ambas as obras possam ser cotejados.

1. O Conceito de “Reconhecimento”

O ponto central a ser levado em consideração na Teoria Social Crítica de Honneth para que possamos levar adiante a discussão de uma possível diagnóstica a partir dos conceitos de reconhecimento e determinação/indeterminação, é a compreensão de como Honneth, a partir da filosofia política de Hegel, entende as organizações sociais. Aqui o importante é a ruptura trazida por Hegel às premissas atomistas, que tomam os indivíduos isoladamente como fonte de todo o sentido. Aqui a liberdade dos indivíduos depende de cada um e da relação com os outros.

Honneth sublinha na obra de Hegel o fato de os sujeitos já se encontrarem constantemente ligados em relações intersubjetivas e a partir do vínculo social entre eles que é possível construir um pensamento a cerca da constituição do indivíduo e da sociedade. A teoria do reconhecimento aparece aqui como um modelo que expõe a forma como se dá este modo de relação, e a partir dela é possível pensar desde a constituição do sujeito-no-mundo até as relações sociais mais complexas. O fundamental desta ideia é justamente a dependência que temos de um outro para nos formamos como nós mesmos e de como a sucessão e generalização desses encontros vai formando as mais variadas formas de organização social. A tese de Honneth é uma proposição desta Luta por Reconhecimento como uma explicação para a evolução moral da sociedade. Essa forma de estudo da constituição dos sujeitos, é fundamental para que possamos pensar o conceito de “sofrimento de indeterminação” trazido por Honneth em sua reatualização da filosofia do direito hegeliano. No âmbito social os sujeitos estão sempre se

Relacionados