Resenha antropologia dos livos: o jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. carnavais, malandros e heróis.

1485 palavras 6 páginas
Carnavais, malandros e heróis – Para uma Sociologia do Dilema Brasileiro. DaMatta, Roberto. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p.181- 248.
O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. Barbosa, Lívia. Rio de Janeiro: Campus, 1992, p. 31- 81.
Estudando os costumes e hábitos do Brasil, DaMatta propõe neste capítulo de seu livro Carnavais, heróis e malandros, a frase: “você sabe com quem está falando?" que segundo ele, expressa hierarquia e autoritarismo, além de representar autoridade e poder, o sujeito deixa de lado o papel de indivíduo e passa a ser uma identidade. No livro “o jeitinho brasileiro” escrito por Lívia Barbosa, nota-se o lado cordial, a solução invocada pela pessoa que usa o jeitinho jamais é a hierarquização do “você sabe quem está falando?”.
As duas situações são mostradas como algo que acontece com frequência em nosso cotidiano no meio social. O indivíduo tenta usar sua identidade social para conseguir algo, exercendo certo autoritarismo frente às outras pessoas, esquecendo o seu aspecto de indivíduo diante a sociedade dando um jeitinho bem brasileiro, ou impondo sua autoridade de você sabe com quem está falando? Entende-se que, no “O jeitinho brasileiro” a autora encara o jeitinho como um procedimento inevitável em todos os níveis de relação. O jeitinho brasileiro surgiu como uma instituição, um instrumento para auxiliar no difícil dia-a-dia do brasileiro, uma prática social realizada por todas as classes, algo que se situa entre favor e corrupção, o tão falado só se consegue com um jeitinho. Dessa forma, o jeitinho é sempre uma forma “especial” de resolver alguns problemas, ou seja, é uma solução criativa em situações difíceis ou de muita urgência. Nem todos podem usar essa “identidade” no seu lugar, o jeitinho pode ser utilizado por todos, sem ter que lançar mão de sua identidade social.
Outro aspecto é que, enquanto no jeitinho determinada situação pode terminar anônima, no você sabe com quem está falando essa

Relacionados