Resenha antropologia das emoções

Páginas: 9 (2159 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC














EDERSON SZESKOSKI














RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: ANTROPOLOGIA DAS
EMOÇÕES


















JOAÇABA
2011
EDERSON SZESKOSKI














RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES









Trabalho dadisciplina de Antropologia Jurídica, área das Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Oeste de Santa Catarina – campus de Joaçaba, para avaliação de Grau 01.


Professor: Célio de Oliveira








































Joaçaba
2011

REZENDE, Claudia Barcellos; COELHO, Maria Claudia. Antropologia dasEmoções. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2010.
Claudia Barcellos Rezende é doutora em Antropologia pela London Scholl of Economics e professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Entre suas publicações estão a organização e a apresentação, junto com Ivonne Maggie, da coletânea Raça como Retórica: a construção da diferença (CivilizaçãoBrasileira. 2002). E os livros Os Significados da Amizade: duas visões de pessoa e sociedade (FGV, 2002) e Retratos do Estrangeiro: identidade nacional, subjetividade e emoções (FGV, 2009).
Maria Claudia Coelho doutorou-se em sociologia pelo Instituto de Pesquisas do Rio de Janeiro (IPERJ) e é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autora dolivro O Valor das Intenções – Dádiva, Emoção e Identidade (FGV, 2006) entre outros.

Apreciação:


O livro tem inicio com a antropóloga norte-americana Laura Bohannam narrando uma de suas experiências, onde narra a história de Hamlet para uma tribo africana, tendo como principal o fato de que as tragédias fazem parte da vida humana. E observa durante suas experiências quedeterminados preceitos emocionais não são sentimentos universais e seguem “modelos, regras de comportamentos diferenciados”, dependendo do meio social onde surgem e independente de classes e preceitos individuais.
Segundo Laura Bohannam “antropologia das emoções” é colocar em xeque essas convicções. Exemplo qual deve ser observado é o da sexualidade, da saúde e da doença. Talestudo ganhou força nos EUA, na década de 1970.E passou-se a analisar uma etnopsicologia ocidental moderna, Onde foi muito discutida por Lutz (1988) a qual se refere ao sistema de conhecimento que define e explica o que é a pessoa,e monitora-se quais comportamentos tem consigo e com outros,possuindo assim um dualismo: oposição entre corpo e mente.
O que se busca distinguir asvisões ocidentais modernas das posturas teóricas para o estudo das emoções.
As emoções como relatada (p.21) são pensadas muitas vezes, como sendo o principal instrumento que da origem no funcionamento do corpo, na medida em que as emoções estão geralmente associadas ao corpo. Enquanto a razão seria um fenômeno basicamente da mente. Onde os sentimentos produzem, como por exemplo, a alegria quevem acompanhada de rizos e sensação de bem estar.
Nessa etnopsicologia, as emoções têm uma dimensão psicobiologica, onde se admite que a sociedade influencie na forma em que as pessoas expressão os sentimentos. Uma característica social é a linguagem verbal e corporal usada para expressar as emoções, exemplo: Vergonha expressa pela vermelhidão na face afeto se demonstra com abraços e beijos.Medo provoca arrepios. E outras mais reações físicas externas e internas.
Dessa forma reconhece-se, que a existência de regras de expressão que manifestam os sentimentos. Não ocorre só com os contextos sociais, mas também entre as sociedades diferentes, como por exemplo, nas situações da perda de um ente querido e o respeito pela pessoa falecida.
Destaca-se também que nem sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antropologia das emoçoes- antropologia e sociologia
  • resenha: ancora de emoções
  • RESENHA ANTROPOLOGIA
  • Resenha de antropologia
  • Resenha Antropologia
  • Resenha
  • Antropologia Resenha
  • Resenha de Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!