RESENHA ANTONIO CASSIO TICA DIREITOS HUMANOS PROFISSIONAIS DE SEGURAN A P BLICA

773 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM
POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

RESENHA
AS UNIDADES POLICIAIS PACIFICADORAS E OS NOVOS DESAFIOS PARA AS FAVELAS CARIOCAS, DE JAILSON DE SOUZA E SILVA

Aluno: Antonio Cássio Gonçalves dos Santos

Trabalho apresentado para cumprimento de exigência da Disciplina: Ética, Direitos Humanos, Profissionais de Segurança Pública.
Tutor: Roberto Cavalcanti Vianna

____________________________________________
CAMPO GRANDE/MS
2015
RESENHA
AS UNIDADES POLICIAIS PACIFICADORAS E OS NOVOS DESAFIOS PARA AS FAVELAS CARIOCAS, DE JAILSON DE SOUZA E SILVA

Jailson de Souza e Silva ao escrever o texto: “As Unidades Policiais Pacificadoras e os novos desafios para as favelas cariocas”, usou como referência o seminário que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, no qual teve a oportunidade de fala, cujo tema foi Aspectos Humanos da Favela Carioca, realizado no mês de maio de 2010 pelo LeMetro ‐ Laboratório de Etnografia Metropolitana/IFCS‐UFRJ, onde o mesmo pondera sobre um conjunto de formulações que teria desenvolvido ao longo dos anos a respeito da representação hegemônica sobre os moradores das favelas e o que essa percepção provoca em termos de políticas públicas, em especial no campo da segurança pública.
O autor coloca no transcorrer do seu artigo o arranjo do crime nas favelas cariocas, que são o tráfico armado de drogas e as milícias. Iniciando pelo tráfico de drogas, organizado inicialmente através da Falange Vermelha, depois Comando Vermelho, foi se expandindo e se estabelecendo em espaços populares, onde não havia ação reguladora da ordem social por parte do Estado. Já as milícias, grupos dirigidos por integrantes das forças de segurança, era considerada no início do século XXI, como um “mal menor”, a partir de 2007, passaram também a causar problemas em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro a serem

Relacionados