Resenha Antonio Candido

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2013
RESENHA dos Capítulo 1 e 2 do livro: Formação da literatura brasileira de Antônio Candido. 6ed. Belo Horizonte: Italiana, 1981. (V.2)

Um dos mais respeitados estudiosos e críticos da literaturabrasileira, Antônio Candido, aborda, nos capítulos 1 e 2 do livro Formação da literatura brasileira, o processo de constituição da literatura em nosso país e as características principais do Romantismona Europa e, principalmente no Brasil.
No capítulo 1 intitulado O nacionalismo brasileiro, Candido sustenta que nossa formação literária teve início na década de 1830, período que coincidiu com aIndependência nacional e o Romantismo. Neste momento histórico, surgiram “novos gêneros, novas concepções formais; e, no tocante aos temas, a disposição para exprimir outros aspectos da realidade” (p.9).
Com relação aos temas, a intenção desta nova literatura era a de promover e valorizar a nova nação e, no que diz respeito às formas, libertar-se dos modelos clássicos e portugueses. O ponto departida para o Nacionalismo literário foi a revista Niterói, publicada em Paris em 1836 e que traz como epígrafe “Tudo pelo Brasil, e para o Brasil”, que, de acordo com Candido, origina-se “de umaconvergência de fatores locais e sugestões externas” e por isso é “nacional e universal” (CANDIDO, p. 14).
Para Candido, a renovação literária no Brasil apresenta dois aspectos básicos, o nacionalismo eo Romantismo. Segundo explica o autor, o nacionalismo “encontrou expressão no Romantismo” sendo aquele uma “afirmação do próprio contra o imposto” (p.15), ou seja, uma forma de libertar-se daliteratura clássica.
Esta tendência refletiu-se sobretudo na literatura dos países novos e nos que buscavam independência. Os temas universais foram substituídos pelos temas nacionais e locais. Dentre ostemas preferidos tivemos a celebração da natureza (como realidade presente ou evocada pela saudade), a religião (em oposição ao classicismo pagão), os conflitos históricos (Confederação do Equador, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha sobre Antonio Candido
  • Resenha Sagarana Antônio Cândido
  • Resenha "de cortiço a cortiço" de antonio candido
  • RESENHA: O Direito à Literatura Antonio Candido
  • resenha Antonio Candido
  • Resenha Antonio Candido direito à literatura
  • Antonio Candido
  • antonio candido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!