Resenha - angústia - graciliano ramos

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
-----------------------
Um Belo romance que mostra a forma perturbadora com que Graciliano trabalhou o tema. O ritmo lento, muitas vezes quase parando, dando a impressão de que a história nãochegaria a lugar algum. Seu estilo cactos, com muitos encontros, desencontros e sofrimentos. Na verdade, um emaranhado de espinhos em forma de acontecimentos, suspeitas, verdades, mentiras, amor,desamor, ódio ou qualquer outra espécie de dor. Angustia? Talvez.

“Em duas horas escrevo uma palavra: Marina. Depois, aproveitando letras deste nome, arranjo coisas absurdas: ar, mar, rima,arma, ira, amar. Uns vinte nomes. Quando não consigo formar combinações novas, traço rabiscos que representam uma espada, uma lira, indivíduos e em objetos que não têm relação com os desenhos: processos,orçamentos, o diretor, o secretário, políticos, sujeitos remediados que me desprezam porque sou um pobre-diabo.”

“O artigo que me pediram afasta-se do papel. É verdade que tenho o cigarro etenho o álcool, mas quando bebo demais ou fumo demais, a minha tristeza cresce. Tristeza e raiva. Ar, mar, ria, ira. Passatempo estúpido.”


Angustia,

RAMOS, Graciliano - Angústia
Rio, SãoPaulo, Ed. Record; 1936
47ª edição.

Benedito Rodrigues,
Letras Portugues/Espanhol

Angústia (Record. Graciliano Ramos) é um romance que convence pela proximidade dos fatos com a realidade. Dúvidas emedos do amor, trabalho, desamor, traição e solidão das cidades.
Angustiante. Luís da Silva, trinta e cinco anos, funcionário público, trabalha na elaboração de textos para um jornal. Levauma vida simples e solitária na pensão de D. Aurora, mãe de Marina que vem a ser o grande amor da sua vida e, que logo após o término de um breve romance, se enamora por Julião Tavares, da família rica,Tavares & cia., negociantes de secos e molhados e membros da Associação comercial. Julião tem a fama de conquistador de jovens virgens indefesas. Conquista Marina, que logo fica grávida. Luís tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Graciliano ramos
  • Graciliano Ramos
  • Resenha
  • Resumo e resenha da obra de são bernardo de graciliano ramos
  • graciliano ramos
  • Graciliano Ramos
  • Graciliano Ramos
  • Graciliano ramos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!