Resenha Amar Verbo Intransitivoforma

591 palavras 3 páginas
A DAMA E O JOVEM

ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo: idílio. Rio de Janeiro. Agir: 2008

O livro conta o drama vivido entre Carlos e Elza, que mantêm um romance, sendo Carlos um adolescente e Elza já adulta. O modo de vida da época serve como base para a história.
Amar, Verbo Intransitivo conta a história de uma alemã de 35 anos que começa a trabalhar na casa da família Souza Costa como governanta, ela se chama Elza.
Ela dá aulas de piano e alemão para as crianças da casa. Mas, para Carlos, além de professora de alemão e piano, ela tem uma função a mais. O senhor Souza Costa emprega Fräulein (como ela é frequentemente chamada) para dar início a vida sexual de Carlos.
O desenvolvimento da história se dá no cotidiano da família. Carlos, não tem interesse em Elza no começo, só que com passar do tempo ele sente atração por ela e os dois começam uma relação.
Por fim, Fräulein tem que ir embora, então o senhor Souza Costa flagra Carlos no quarto dela e passa um sermão nele, fazendo com que ele se sinta mal, pensando que está errado. Então Fräulein vai embora e deixa um Carlos apaixonado e devastado.
Depois de certo tempo, Carlos e Fräulein se encontram e Carlos está bem melhor. Ele lhe acena com a cabeça e ela, por um momento, se ofende com isso. Depois se convence de que é melhor assim e torce pela felicidade de Carlos.
Confesso que fiquei com uma certa ressaca desse livro porque primeiramente, não havia entendido muito bem a tal intransitividade do verbo amar...o porquê desse título. Depois porque senti que o final não foi na verdade o fim. Parecia que faltava alguma coisa...que faltava um desfecho. Então fiquei muito inquieta até conversar com alguém que leu o livro. Depois disso consegui, de certa forma, aceitar o fim.
Ao meu ver, a intransitividade está na vontade de Fräulein de permanecer forte e negar que sente algo pelo Carlos. Ela acredita muito nessa força, ela tem essa crença de que é superior e de que não pode

Relacionados