Resenha: ALMEIDA, Mauro William Barbosa. 2012. Lewis Morgan: 140 anos dos Sistemas de Consanguinidade e Afinidade da Família Humana (1871-2011)

629 palavras 3 páginas
Resenha: ALMEIDA, Mauro William Barbosa. 2012. Lewis Morgan: 140 anos dos Sistemas de Consanguinidade e Afinidade da Família Humana (1871-2011). Versão ligeiramente alterada do artigo publicado originalmente em: Cadernos de Campo v. 19, p. 309-322, 2011.
Lewis Morgan, durante o período que praticava direito em Rochester, visitava a reserva iroquesa que ficava na vizinhança e assim começou a coletar informações etnográficas. No trabalho The League of the Iroquois, descreveu incidentalmente a terminologia iroquesa para parente, mas apenas para registrar os arranjos matrimonias dos iroqueses. Deixando a questão indígena de lado por vários anos, Morgan só retornou a observação dos iroqueses em 1856 quando foi eleito para a Associação para o avanço da Ciência, escrevendo assim um artigo que falava principalmente sobre o sistema de classificação de parentesco da tribo. Em 1858 ele teve conhecimento que esse sistema dos iroqueses, que até então era considerado único, também era utilizado pelos Ojibwa, que falavam uma língua diferente. Naquele mesmo ano descobriu também que a terminologia de parentesco Tamil também tinha o mesmo padrão. Surgiu assim a confirmação da hipótese de uma conexão genética na nação indígena americana e da origem asiática, e só então, Morgan começou sua pesquisa mais importante.
Morgan elaborou questionários sobre os termos de parentesco que foi distribuído, com a ajuda do governo norte-americano, a missionários e diplomáticos através do mundo. Mas, o próprio Morgan realizou grande parte da coleta de terminologias de parentescos de índios norte-americanos. A comparação da tabela tâmil-telugu, que era do sul da Índia, com a seneca-iroquês e a conclusão de que as duas tinham a mesma estrutura, foi para ele, a evidencia decisiva da origem asiática na nação indígena norte-americana.
Foram então divididos dois sistemas distintos de terminologias de parentescos: o classificatório e o descritivo. Nos sistemas descritivos, há diferentes termos para

Relacionados

  • Antropologia e Direito
    165136 palavras | 661 páginas