Resenha: alisando o nosso cabelo - bell hooks

969 palavras 4 páginas
O texto de Bell Hooks “Alisando o nosso Cabelo” discorre sobre a narrativa dos momentos de reunião entre mulheres negras para a realização de penteados nos cabelos crespos. O artigo pondera entre análise da realidade e narrativas sobre a própria experiência de vida da autora com os cabelos, mostrando os salões ou até as próprias casas, enquanto locais onde se cuidavam dos cabelos, como espaços para a troca de informações e inversão dos símbolos ligados à negatividade, atribuídos aos cabelos crespos.

O artigo inicia tratando do tema dos desejos das mulheres em alisar os cabelos e mostra um passado no qual essas situações aconteciam em espaços mais privados e eram interpretados pelas mulheres negras praticamente como rituais. Para elas, esses momentos de intimidade serviam como fortalecimento de vínculos sociais.
A autora expõe o fato de que para as meninas negras a conquista do direito de participação, representava um ritual de passagem, ou seja, deixar de ser menina, parando de utilizar tranças e penteados no cabelo natural para começar a desenvolver a identidade de mulher. “Eu regozijei de alegria quando a minha mãe finalmente decretou que eu poderia me somar ao ritual de sábado, não mais como observadora, mas esperando pacientemente a minha vez. Sobre esse ritual escrevi o seguinte: Para cada uma de nós, passar o pente quente é um ritual importante. Não é um símbolo do nosso anseio em tornar-nos brancas. Não existem brancos no nosso mundo intimo. É um símbolo do nosso desejo de sermos mulheres.” Bell Hooks (2005)

No artigo fica explicito que o desejo das meninas norte-americanas em fazer parte deste rito, que tinha como elemento central o alisamento dos cabelos, não estava intimamente ligado á alguma vontade de abrir mão de sua raça, significava muito mais a passagem para um estágio diferente de maturidade.

Problematizando o momento destinado ao cuidado com a imagem, a autora comenta que a necessidade da modificação do biótipo, denunciava que os padrões

Relacionados