Resenha Alô amigos W.Disney

606 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de História / Departamento de Ciências Sociais
HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Ana Perla Sarmento

Resenha do desenho animado “Alô amigos!” (1942) Walt Disney
Professora Leilane Assunção

Natal/RN
2015
Um desenho aparentemente inofensivo, de grande alegria infantil, na verdade para todas as idades. “Alô amigos” foi planejado para enlaçar o telespectador. Nascia aí a politica da boa vizinhança em surpreendente indústria cinematográfica do Walt Disney, em que foi montada uma recepção para essa produção que mistura desenho, musica e películas reais da própria viajem.
Toda essa produção dar-se em um contexto politico muito importe, e tudo se trata na verdade de uma estratégia para estreitar os laços comerciais e políticos culturais entre Estados Unidos e América Latina. O momento era de “disposição” em ser amigos, momento de um olhar de poder principalmente para a Argentina e o Brasil.
Somando a politica de boa vizinhança entre esses países, o roteiro se desenvolve com a ajuda das autoridades e todos envolvidos na criação do desenho animado. Assim nasce Alô amigos! Para transportar o espectador em uma viagem turística pela América Latina com o Pato Donald, que procura por personagens locais para serem grandes amigos, "Saudamos a todos da América do Sul/ Onde o céu é sempre azul/ Saudamos a todos amigos de coração/ Que lá deixamos, de quem relembramos ao cantar essa canção!" esse era o objetivo; enfatizar os fortes laços de amizade e admiração, viajando pela Colômbia, Venezuela, Peru, Bolívia e Chile e claro Argentina e brasil. Assim, o Pato Donald faz uma viajem turística, onde busca o diferente para fotografar, ele vai encontrando descendente de índio, gaúcho, sambista carioca e segue moldando um estereótipo de cada lugar, fica claro que Donald não se comportava como amigo, apenas como turista e reduz o nativo a tipos, personalidade coletiva.
A argentino é representada pelo

Relacionados