Resenha -Abril Despedaçado

Páginas: 10 (2361 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL



HAYANA SUZY FERREIRA FREITAS








RESENHA DO FILME: ABRIL DESPEDAÇADO











MOSSORÓ
2012

HAYANA SUZY FERREIRA FREITAS














RESENHA DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO

Questionário e Resenha referentes ao filme Abril Despedaçado, apresentados à Universidade Potiguar- UnP.Questionário
Resuma o enredo do filme considerando a temática eixo. Procure ser claro, conciso e objetivo.
O filme “Abril Despedaçado”, com direção de Walter Salles e atuação de atores consagrados como Rodrigo Santoro, José Dumont e Rita Assemany, em conjunto com a atuação de atores pouco ou nada experientes - Ravi Ramos Lacerda (Pacu) e Flavia Marco Antônio (Clara) - consiste emuma das produções brasileiras de maior sucesso, alcançando reconhecimento internacional. Girando em torno da rivalidade entre duas famílias motivada por questões agrárias, o filme aborda temáticas variadas, desde a disputa de terra e a guerra de famílias até análises sobre a vida no sertão, a leitura do mundo, a importância dada ao patriarcado e as tradições, principalmente no interior do país.Caracterize os personagens de destaque valorizando aspectos físicos e psicológicos. Atente para detalhes importantes.
Pai: Áspero, rude, possuidor de valores tradicionais e ultrapassados, é insensível a angustia de seus filhos perante a morte. Insiste em um modelo ultrapassado onde não há espaço para o novo.
Mãe: Igualmente rude, leva com naturalidade o ciclo de morte no qual sua família seencontra. Mantem aceso o espirito de vingança, estimulando o ódio entre as famílias. Através de suas lamentações e seus exagerados remorsos acaba excitando o desejo de vingança.
Tonho: Jovem de 20 anos é obrigado a dar continuidade à rivalidade entre as famílias, mas o faz motivado mais pelo sentimento de obrigação e temor ao pai, do que por sentimentos de vingança ou tradicionalismo. Não concorda comos valores dos pais e, mesmo ameaçando contrariá-los, acaba os obedecendo. No final do filme liberta-se da obrigatoriedade de continuar este ciclo de mortes.
Pacu: Filho mais novo, é uma criança que vive em meio à dureza da vida, tornando-se uma criança frustrada. O personagem sugere ser o descendente de ruptura da tradição, pois além de mostrar-se menos submisso ao poder paterno estimula que seuirmão Tonho faça o mesmo. Tendo sua infância reprimida pela severidade dos pais, Pacu encontra em um livro a oportunidade de dar asas à imaginação, fazendo uma leitura do mundo diferente daquela que ele presenciava em seu dia-a-dia, isto apenas através das gravuras do livro, pois o menino não sabia ler.
Descreva o cenário do filme destacando a passagem do tempo marcado por metáforas, além deconsiderar espaços determinados para o entendimento do enredo.
O tempo do filme é marcado pela natureza e por aspectos do ambiente: Residindo a família em uma antiga fazenda de cana de açúcar à beira da falência, o tempo do filme é marcado pela roda dos bois que gira constantemente sem sair do lugar; pela corda em que, em dado momento, Clara fica girando por horas, em um ritmo cada vez mais forte,dando a impressão de que pode a qualquer momento se romper.
Estes dois aspectos pelos quais o tempo é marcado no filme representam uma metáfora sobre a própria vida dos personagens, pois assim como a roda de bois, eles são limitados tanto em palavras e movimentos quanto em visão. Naturalizaram esta situação de constante dor, dureza, sofrimento e convívio com a morte, e a levam em frente pelopassar dos anos, sem a questionarem nem pensarem em sua ruptura. Porém, em certo momento do filme, os bois demonstram cansaço, demonstrando que é chegada a hora deste ciclo vicioso parar, pois está destinado ao fracasso.
O mesmo acontece com a corda em que Clara gira. Ela representa a inevitável ruptura que deve ser tomada, e a inutilidade de manter-se em um ciclo sem nexo e sem futuro para as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA
  • Resenha do Filme Abril Despedaçado
  • Resenha critica: abril despedaçado
  • Resenha Do Filme "Abril Despedaçado"
  • Resenha do filme "abril despedaçado"
  • Resenha "Abril Despedaçado"
  • resenha Abril Despedaçado
  • Resenha Critica Abril Despedaçado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!