resenha 5 tipos de elemenos - a imagem da cidade, jose lamas

280 palavras 2 páginas
Disciplina: Paisagem e Meio Ambiente
Prof.ª: José Hamilton
Aluno: Habib Hércules
Reconhecendo a cidade Grandes cidades são geralmente conhecidas por pontos turísticos muitas vezes os mais famosos se tornam cartões postais, mas a cidade também deixa memorias de locais que pode não ser conhecidos, mas que de alguma maneira deixo um legado, lembrança ou memória. É criado assim uma imagem da cidade a partir das formas físicas.
O observador, por onde passa, normalmente e naturalmente, analisa pontos de referência que mais lhe chama atenção, grava na memória e assim ao passa pelo mesmo lugar, depois de um tempo, ele se familiariza com os elementos que analisou. Podendo ser uma rua, praia, bairros, esquinas ou uma torre de rádio.
As ruas são chamadas de vias assim como linhas de trânsito ou ferro vias. Praia pode ser chamada de limites, da mesma forma podemos chamar os lagos e margens de rios de limites, são o que divide duas áreas distintas. Bairros são regiões onde o observador entra. As esquinas são conhecidas como pontos nodais podendo ser também rotatórias ou locais de interrupção de transito. Por fim uma torre de rádio é chamada de marco, conhecida por ser um ponto de referência que se pode ver de vários pontos ou ângulos deferentes, morros e prédios grandes também podem ser um marco.
A concepção da cidade e a imagem que o observador faz ao se locomover de modo espontâneo e habitual por ela, é feita e analisada pelos cinco tipos de elementos que a cidade possui são eles limites, vias, bairros, pontos nodais e marco, cada um referisse a um elemento existente na cidade no qual o observador lembra ao retorna no mesmo local.

Relacionados

  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas