Resenha 4o parte Eficacia e Falacias da Comunicao em Prosa Moderna

1953 palavras 8 páginas
RESENHA – Eficácia e falácias da comunicação
1. Eficácia
1.1 Aprender a escrever é aprender a pensar
Aprender a escrever é aprender a encontrar idéias e a concatená-las. É ilusão supor estar apto a escrever quando somente se conhece as regras gramaticais e suas exceções, é que palavras não criam idéias. Escreve mal, quem não tem o que dizer, seja porque não aprendeu ou porque não sabe pôr em ordem o seu pensamento. Portanto, é preciso fornecer meios de disciplinar o raciocínio, de estimular o aprendizado e o espírito de observação dos fatos e ainda ensinar a criar e/ou obter idéias. Enfim, ensinar a pensar. A arte de pensar segue muito pela lógica.
As noções a seguir são sobre métodos e processos de raciocínio.

1.2 Da validade das declarações
Declarações, apreciações, julgamentos, pronunciamentos expressam opinião pessoal, indicam aprovação ou desaprovação e sua validade deve ser demonstrada ou provada. Só fatos provam. Sem eles, toda declaração é gratuita e facilmente contestável.
Pronunciamento: “Fulano é ladrão” vale tanto quanto sua contestação: “Não, Fulano não é ladrão”, nenhum dos dois convence mesmo invocando “testemunho autorizado”. Se, entretanto afirmasse que “Fulano é ladrão porque foi preso em flagrante quando assaltava a Joalheria na madrugada de ontem”, sua declaração teria credibilidade, visto que estaria embasada num fato comprovado ou comprovável. Isso é prova, é o que constitui a evidência dos fatos.
Toda declaração só terá validade se fundamentada na evidência dos fatos, isto é, acompanhada de prova. Mas há certas ordens de declaração que prescindem de prova:
1- Verdades universalmente aceitas
2- Axiomas, postulados
3- Testemunho autorizado
4- Quando escapa ao domínio puramente intelectual
- Natureza puramente sentimental, o amor!
- Ordem estética “Gosto não se discute”
- Fé religiosa

1.3 Fatos e indícios – observações e inferência
Fatos não se discutem, opiniões sim. O que é fato? É a coisa feita, verificada e observada. Não confundir fato

Relacionados