Resenha 222222

486 palavras 2 páginas
HOBSBAWM, Eric. A INVENÇÃO DAS TRADIÇÕES. In: HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. p 9-23.

RESENHA¹

Por:

André Fernandes de Amorim²

Eric John Ernest Hobsbawm (Alexandria, 9 de junho de 1917 - Londres, 1 de outubro de 2012) foi um historiador marxista britânico reconhecido como um importante nome da intelectualidade do século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico. Um de seus interesses foi o desenvolvimento das tradições. Seu trabalho é um estudo da construção dessas tradições no contexto do Estado-nação. Argumentou que muitas vezes as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência e importância de suas respectivas nações.

Como introdução a obra (cap. 1), o autor busca descrever como e por que existem diferentes tipos de tradições, e o motivo pelo qual elas são modificadas. Sabemos que não é de hoje que se busca entender a forma como as sociedades antigas viviam, e qual a sua influência na atualidade, e por isso esse estudo tem grande importância, pois muitos costumes de hoje são reflexos do que houve no passado. A princípio, HOBSBAWN define o termo “tradições inventadas”, que de uma forma geral abrange todos os tipos de tradições, e cita exemplos de acontecimentos que influenciaram diretamente na sociedade daquela época e que de alguma forma ainda está presente na atual, que foram a transmissão radiofônica e o aparecimento e evolução das práticas associadas à final do campeonato britânico de futebol, Hobsbawm (1984, p. 9). Dessa forma, Eric tenta nos passar a ideia de como elas surgem e de como permanecem promovendo uma continuidade e um elo entre passado e presente. Ao longo do capítulo, chama-se atenção para a diferença de costume e tradição, onde entende-se que no primeiro caso está ligado ao processo histórico, onde os métodos são passados de geração em geração, podendo variar de acordo com a necessidade do meio, e no segundo, a dinâmica sempre

Relacionados