Resenha: ‘o coronelismo numa interpretação sociológica’

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
O CORONELISMO NUMA INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA


A autora vem abordar o sistema conhecido popularmente no Brasil como ‘coronelismo’. Inicia-se no inicio do período republicano no final do século XIX e começo do XX. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros) e existindo vários tipos, ou seja, aquele que tem menos e força e aquele que tempoder nacional.
Sua origem se deu após o Brasil Império através da venda dos postos militares pelo governo da regência entre 1831 e 1842, o que permitiu que os proprietários de terra e os providos de recursos necessários comprassem os títulos de tenente, capitão, major, tenente-coronel e o mais importante de todos, coronel da Guarda Nacional. Pois Estado não tinha dinheiro para ‘bancar’ um exército.Não tínhamos como controlar todo nosso território. O coronel tinha o poder da terra, poder político e por outro lado utilizava-se de afeto para dominar a população.
Era entendido como uma forma específica de poder político brasileiro. Formavam-se através de seus aliados e apadrinhados (curral eleitoral) e assim vão criando solidariedade entre os mesmos.
No decorrer do período republicano otermo Coronelismo permaneceu existente, mas com uma representatividade mais presente no dia a dia do povo brasileiro e principalmente com maiores poderes. Nessa época, eram chamados de coronéis os grandes latifundiários, eventualmente também alguns comerciantes, que desfrutavam de um grande poder sobre trabalhadores carentes e analfabetos, o que na prática constituía grande parte da populaçãobrasileira.
Com a capacidade de exercer grande comando sobre os trabalhadores de suas terras, os coronéis formavam regimes e tributos em suas regiões, estabelecendo impostos cobrados sobre a população. Era também a partir de tal meio de controle que se formavam os traços pelos quais se desenhava toda a realidade da política nacional. Os coronéis, em acordo com os governadores, determinavam em quem seuscomandados iriam votar. Como naquela época o voto não era secreto os trabalhadores tinham medo de desobedecer as ordens dos coronéis com receio de sofrerem punições físicas ou perderem suas fontes de sobrevivência, era o chamado Voto de Cabresto. Desta forma se dava a exclusão política e o controle dos espaços de representação da sociedade, período marcado por práticas autoritárias e violentas.Por causa dos serviços que os coronéis prestavam ao Poder Executivo nacional ganhavam prestígio e mais poder, uma vez que a ação dos mesmos foi fundamental para que a manutenção do regime oligárquico e consecutivamente dos interesses das elites fossem mantidos.
Suas alianças se davam através do parentesco entre as famílias e através de laços de afetividade de forma direta e indireta, para assim semanterem forte e no poder.

Características do coronelismo:

- Voto de Cabresto: na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc.). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo deintimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.

- Fraude eleitoral: os coronéis costumam alterar votos, sumir com urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma. Este último consistia na falsificação de documentos para que pessoas pudessem votar várias vezes ou até mesmo utilizar o nome de falecidos nasvotações.

- Política do café-com-leite: no começo do século XX, os estados de São Paulo e Minas Gerais eram os mais ricos da nação. Enquanto o primeiro lucrava muito com a produção e exportação de café, o segundo gerava riqueza com a produção de leite e derivados. Os políticos destes estados faziam acordos para perpetuarem-se no poder central. Muitos presidentes da República, neste período,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA SOCIOLÓGICA
  • Interpretação sociológica sobre o calvinismo
  • Coronelismo, Enxada e Voto
  • A Imaginação Sociológica
  • Resenha pesperctiva sociologicas
  • Resenha de visões da tradição sociologica
  • Resenha sociológica um dia de fúria
  • resenha do livro coronelismo enxada e voto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!