Resenh do filme

453 palavras 2 páginas
O Filme Alexandria retrata uma época em que Sob o domínio romano, a cidade de Alexandria é palco de uma das mais violentas rebeliões religiosas de toda história antiga. Judeus e Cristãos disputam a soberania política, econômica e religiosa da Cidade.
O império Romano no final do séc. VI estava a beira e um colapso, mas Alexandria província do Egito e ainda mantinha muito de seu esplendor, ali ficava uma das sete maravilhas do mundo maravilhas do mundo, o lendário farol, assim como a maior biblioteca da época. A biblioteca não era apenas um símbolo cultural, mas também religioso, o lugar onde os pagãos adoravam os seus deuses ancestrais. Os cultos pagãos estabelecidos há muito nas cidades estavam sendo desafiados pela fé Judaica e por uma religião que se espalhava rapidamente, o cristianismo.
Era uma época de conflito entre a ciência e a religião, curiosidades e questionamentos sobre a forma da terra, a força da gravidade e outras indagações sobre o universo. Na biblioteca de Alexandria (391 dC. )a astrônoma e filósofa hypatia e seus discípulos discutiam a tese de Ptolomeu e Aristarco sobre o universo e o movimento dos planetas.
Em praça pública, pessoas eram queimadas e castigadas por suas crenças religiosas. Os cristãos protestavam contra os ‘’cultos pagãos’’. Os romanos não cristãos declaram guerras aos cristãos, mas foram vencidos pelos soldados cristãos conhecidos como parabolanos.
O imperador, Flávio Teodósio Augusto, chefe supremo das províncias do oriente era cristão, e decretou que todos os cristãos tivessem livre acesso abiblioteca de Alexandria, na qual os mesmos condenavam os escritos científicos. A rica biblioteca preservada pela filósofa Hypatia e sus discípulos, foi tragicamente destruída. Os cristãos não destruíram apenas as estatuas considerada como deuses dos romanos politeístas, mas também o rico acervo da biblioteca de Alexandria, patrimônio histórico de grande contribuição para os estudos da humanidade.com o domínio dos Cristãos,

Relacionados

  • Pós - Graduando
    334 palavras | 2 páginas
  • Metodos de Estudo 1
    1755 palavras | 8 páginas
  • Ginástica
    28048 palavras | 113 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas