Resema: Obra "Leviatã" Thomas Hobbes

870 palavras 4 páginas
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO

Romildo Carneiro Ferreirai
RESENHA: OBRA “LEVIATÔ DE THOMAS HOBBES A obra publicada por Thomas Hobbes intitulada “Leviatã” foi publicada no período da tomada do poder na Inglaterra por Oliver Cromweel, quando a Inglaterra deixa de ser uma monarquia e passa a ser uma república governada por um militar (1651). A figura de “Leviatã” apresentada na obra contracena como a apresentação na Bíblia, uma espécie de grande hipopótamo de que fala o livro de Jó, precisando "que não há poder sobre a terra que se possa comparar". Hobbes vivia numa época de grande instabilidade política, assim, toda a sua mecânica foi direcionada na busca da paz pessoal, social e política.
No livro "Leviatã" ele faz um estudo do comportamento do homem no estado de natureza até seu encontro com o homem artificial - O Estado, apresentado na obra como O "Leviatã".
Na presente obra é analisada o homem desde o seu estado natural, ou seja, aquele que antecede ao estado civilizado. No estado natural ele descreve que o homem apresenta a ausência de um poder soberano, um poder que esteja acima dele, e este estado só pode ser elevado por uma força de contra partida, pois para Hobbes um estado sem leis não têm como acontecer a verdadeira liberdade porque somente sob o julgo da lei, que é uma característica do estado civilizado, o homem pode ser verdadeiramente livre. Afirma ainda que quando homem se fecha no estado de natureza ele está negando o estado civilizado.
A noção de estado de natureza apresentado por Thomas Hobbes não é uma experiência que possa ter se dado dentro da realidade como ele descreve, embora no contexto em que é escrita a obra, sabe-se que é o período do descobrimento da América e consequentemente do povo que a habita, mas acredita que este estado nunca tenha existido, pois como sabemos dentro da vivencia do povo nativo existem regras a serem observadas por toda a sociedade tribal ali estabelecida.
Ele tenta demonstrar que o estado

Relacionados