Resíduos solidos

Páginas: 27 (6508 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
FUNDAÇÃO PRESIDENE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE MONTES CLAROS

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO

MONTES CLAROS – MG
2011


ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOSSÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO






Projeto interdisciplinar denominado Projeto Integrador apresentado em seminário interno previsto na disciplina Tópicos Especiais como requisito parcial de avaliação.

MONTES CLAROS – MG
2011
1. - INTRODUÇÃO
O setor da construção civil é um dos maiores geradores de resíduos sólidos (o chamado “entulho”) do país, sendo responsávelpor 50% destes materiais. De acordo com o estudo Panorama dos resíduos sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), municípios brasileiros coletaram no passado 31 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição, quantidade 8,7% maior do que foi verificado em 2009. As cidades médias crescem e se expandem obedecendoa uma dinâmica de intensos fluxos de mercadorias, de capitais e de usos. Neste sentido, os espaços são transformados, as atividades deslocam-se intra e inter regionalmente (FARAH, 1992).
Nesse contexto, tem-se a problemática dos resíduos sólidos, que vêm tomando proporções alarmantes nos últimos anos, principalmente no que se referem aqueles gerados nos grandes centros urbanos, onde os mesmos,além de serem produzidos em grandes quantidades, muitas vezes, são depositados em locais inadequados em virtude da escassez de grandes espaços, dentro da área urbana, destinados à disposição final desses resíduos (BARKOKÉBAS Jr. et al., 2002).
O problema principal desse tipo de resíduo, do ponto de vista ambiental e até estético, é a sua deposição irregular, incentivando a criação de pontos delixo. Por outro lado, do ponto de vista financeiro, esse descarte irregular onera as administrações municipais, que acabam tendo de responsabilizar-se pela remoção e disposição desses resíduos acumulados.
Neste contexto, as empresas vêm percebendo que quando geram resíduos, está perdendo matéria-prima, pela qual pagou, sendo que esse poderia ser minimizado em vez de causar poluição, reduzindo oscustos do processo produtivo e tornando a empresa mais competitiva. Além disso, podem surgir novas oportunidades de negócio como a reutilização ou reciclagem de resíduos. Essa competitividade está relacionada com a melhoria de imagem para fornecedores e clientes. A redução da degradação ambiental também resulta em ganhos para as empresas porque envolve a preservação do patrimônio e dos recursosnaturais e da biodiversidade.
O Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos da Construção Civil – PGIRCC é um documento que consolida e sintetiza as ações necessárias para estabelecimento da gestão integrada de resíduos, contemplando os aspectos sanitários, ambientais e econômicos.
Ao implantar esse programa, as empresas podem incorporar outros benefícios como: atendimento aos requisitos legais edos programas de certificação; melhoria nas condições de limpeza do canteiro, contribuindo para maior organização da obra, diminuição dos acidentes de trabalho, redução do consumo de recursos naturais e a conseqüente redução de resíduos. Além disso, a empresa inicia uma conscientização ambiental que pode se refletir na promoção de outras ações que visem ao desenvolvimento sustentável. Tais ações,incluídas na gestão estratégica de negócios, melhoram a imagem da empresa e contribuem para sua valoração econômica.
Desta forma, observa-se a relevância do tema da pesquisa e o seu enquadramento na construção sustentável, que tem como base o uso consciente dos recursos naturais e a gestão do meio ambiente

2. - REFERENCIAL TEÓRICO
O homem, como ser social, interfere no meio físico criando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos sólidos
  • Residuos solidos
  • Residuos solidos
  • residuos solidos
  • Resíduos sólidos
  • Resíduos sólidos
  • residuos sólidos
  • Resíduos sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!