Resíduos sólidos

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
A COLETA SELETIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS


Resumo

A transformação dos hábitos da comunidade escolar na EEEF Jardim dos Migrantes em relação a geração e destinação dos RSU- resíduos sólidos urbanos e ainda ao aproveitamento do espaço dentro das dependências da escola.
A partir da implementação de sistema para recebimento, triagem e armazenamento dos RSU gerados dentro da escola e em seusarredores, pela comunidade desta, que dispôs-se à separação desses resíduos na fonte, momento em que o material passa a ser considerado resíduo.
Quanto à destinação; a reutilização e o reaproveitamento em oficinas artesanais serão parte do processo educativo, e a porção maior será repassada às recicladoras e revendedoras do município em acordo com o poder público municipal e a sociedade civilorganizada.

Introdução

A palavra lixo sempre foi associada à sujeira, restos. O lixo tecnicamente é conhecido como Resíduo Sólido Urbano (RSU). Se até o começo da Revolução Industrial o lixo era composto basicamente de restos e sobras de alimentos, a partir dessa era passou a ser identificado, também, por todo e qualquer material descartado e rejeitado pela sociedade.
O desenvolvimento para oconforto e o bem-estar humanos produzido a partir da Revolução Industrial levou à intensificação do material descartado,
ocasionando um aumento da quantidade de resíduos gerados e não utilizados
pelo Homem, muitos deles provocando a contaminação do meio ambiente e
riscos à saúde humana, basicamente nas áreas urbanas.
O crescimento das áreas urbanas não levou em consideração a necessidade deadequação de locais específicos para depósito e tratamento dos resíduos sólidos. No Brasil de hoje, por exemplo, estima-se que a produção anual de lixo esteja em torno de 44 milhões de toneladas, sendo que a maior parte dos resíduos recolhidos nos centros urbanos é simplesmente jogada sem qualquer
cuidado em depósitos existentes nas periferias das cidades. (Teixeira, 2004)
A miséria socioeconômicabrasileira faz com que o lixo acabe se transformando numa fonte de sustento para milhares de pessoas, adultos e crianças, homens e mulheres.

Objetivo Geral

- Provocar na comunidade escolar uma postura atitudinal reflexiva e prudente na preservação do espaço escolar e consequentemente dos recursos naturais;
- possibilitar aos alunos oportunidades que modifiquem práticas pessoais, através dautilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade, que os levem a interações construtivas na sociedade;
- incentivar a conservação das salas de aula e de todo o espaço escolar e conseqüentemente do patrimônio escolar, com a participação de todos que fazem parte da comunidade.
- despertar o interesse dos alunos para as questões ambientais,como a separação dos RSU ou com projetos como os COM-VIDA.

Bases Teóricas

Conceitos

Buscou-se o desenvolvimento uniforme das seguintes definições e conceitos
referenciais para o estudo: aspecto ambiental, impacto ambiental.
Aspecto Ambiental: Elementos das atividades, produtos e ou serviços de uma
Organização que pode interagir com o meio ambiente (Associação Brasileira de
(NormasTécnicas - ABTN, 1996).
Impacto Ambiental: Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e
biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população, atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, aqualidade dos recursos ambientais (Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, 1986). Pode ser também qualquer alteração no sistema ambiental físico, químico, biológico, cultural e sócio-econômico que possa ser atribuído a atividades humanas relativas às alternativas em estudo para satisfazer as necessidades de um projeto.

Atividades Aspectos Impactos
Coleta de Lixo nas
residências exalação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos sólidos
  • Residuos solidos
  • Residuos solidos
  • residuos solidos
  • Resíduos sólidos
  • Resíduos sólidos
  • residuos sólidos
  • Resíduos sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!