Resíduos Sólidos

Páginas: 6 (1359 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Ciências do Ambiente
Questionário sobre Resíduo Sólido

1 A palavra lixo é derivada do latim lix, e significa cinza.
a O que significa lixo na linguagem técnica?
Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas
b Explique o histórico do surgimento dos resíduos sólidos no meio ambiente.
Desde os tempos maisremotos até meados do século XVIII, quando surgiram as primeiras indústrias na Europa, o lixo era produzido em pequena quantidade e constituído essencialmente de sobras de alimentos.
A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos geradosnas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis em que a maior parte dos produtos, desde guardanapos de papel e latas de refrigerante, até computadores, são inutilizados e jogados fora com enorme rapidez.
c Defina lixo no contexto atual.
É tudo o que ninguém quer e não tem valor comercial, neste caso serão excluídos todos os materiais que podem ser reaproveitados oureciclados, sobrando pouca coisa.

2 Quanto às características físicas e químicas, como se classifica o lixo?
Quanto às características físicas: Seco e molhado.
Quanto às características químicas: Orgânico e Inorgânico.

3 Em relação à sua origem, os resíduos sólidos são provenientes de que espécies?
Resíduo Hospitalar, Resíduo Domiciliar, Resíduo Agrícola, Resíduo Comercial, Resíduo Industrial,Entulho, Resíduo Público ou de Varrição, Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos de Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários e Ferroviários, Resíduo de Mineração.
4 Quais são as características físicas do lixo?
Composição gravimétrica: traduz o percentual de cada componente em relação ao peso total do lixo.
Peso específico: é o peso dos resíduos em função do volume por eles ocupado, expresso emkg/m³. Sua determinação é fundamental para o dimensionamento de equipamentos e instalações.
Teor de umidade: esta característica tem influência decisiva, principalmente nos processos de tratamento e destinação do lixo. Varia muito em função das estações do ano e da incidência de chuvas.
Compressividade: também conhecida como grau de compactação, indica a redução de volume que uma massa de lixo podesofrer, quando submetida a uma pressão determinada. A compressividade do lixo situa-se entre 1:3 e 1:4 para uma pressão equivalente a 4 kg/cm2. Tais valores são utilizados para dimensionamento de equipamentos compactadores.
Chorume: substância líquida decorrente da decomposição de material orgânico.

5 De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, algumas doenças são provenientes dadisposição inadequada do lixo. Cite algumas dessas doenças.
Cisticercose, cólera, disenteria, febre tifóide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose.

6 Como é realizada a coleta do lixo e a disposição final do lixo?
O lixo é coletado ou pelas prefeituras ou por uma companhia particular e levado a um depósito. Lá pode havercerta seleção, sobras de metal, por exemplo, são separadas e reaproveitadas. O resto do lixo é enterrado em aterros apropriados. Além dos aterros sanitários existem outros processos na destinação do lixo, como, por exemplo, as usinas de compostagem, os incineradores e a reciclagem.
7 Descreva sobre:

a Aterro Sanitário
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduossólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis.
Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos sólidos
  • Residuos solidos
  • Residuos solidos
  • residuos solidos
  • Resíduos sólidos
  • Resíduos sólidos
  • residuos sólidos
  • Resíduos sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!