Resíduos sólidos

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014
RESÍDUOS SÓLIDOS, RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Resíduos sólidos e lixo são termos utilizados indistintamente por autores de publicações, mas na linguagem cotidiana o termo resíduo é muito pouco utilizado.
A Resolução CONAMA no 005/1993 define resíduos sólidos como: resíduos nos estados sólido e semi-sólido que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar,comercial, agrícola e de serviços de varrição
Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamenteinviáveis em face à melhor tecnologia disponível.
Os resíduos classe I, denominados como perigosos, são aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, podem apresentar riscos à saúde e ao meio ambiente.
São caracterizados por possuírem uma ou mais das seguintes propriedades: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenecidade
Os resíduos classe IIdenominados não perigosos são subdivididos em duas classes: classe II-A e classe II-B.
Os resíduos classe II-A - não inertes podem ter as seguintes propriedades:
biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
Os resíduos classe II-B - inertes não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, com exceção dosaspectos cor, turbidez, dureza e sabor.

Classificação dos RSS-Resíduos Sólidos de Saúde
Os grupos são:
􀁏 grupo A - resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção;
􀁏 grupo B - resíduos químicos;
􀁏 grupo C - rejeitos radioativos;
􀁏 grupo D - resíduos comuns;
􀁏 grupo E - materiais perfurocortantes
Os resíduos do grupo Asão identificados pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos.

Os resíduos do grupo B são identificados através do símbolo de risco associado e com discriminação de substância química e frases de risco.

Os rejeitos do grupo C são representados pelo símbolo internacional de presença de radiação ionizante (trifólio de cor magenta) em rótulosde fundo amarelo e contornos pretos, acrescido da expressão MATERIAL RADIOATIVO.

Os resíduos do grupo D podem ser destinados à reciclagem ou à reutilização. Quando adotada a reciclagem, sua identificação deve ser feita nos recipientes e nos abrigos de guarda de recipientes, usando código de cores e suas correspondentes nomeações, baseadas na Resolução CONAMA no 275/01, e símbolos de tipo dematerial reciclável.
Para os demais resíduos do grupo D deve ser utilizada a cor cinza ou preta nos recipientes. Pode ser seguida de cor determinada pela Prefeitura.
Caso não exista processo de segregação para reciclagem, não há exigência para a padronização de cor destes recipientes.
Os produtos do grupo E são identificados pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco,desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta o resíduo.


Segregação
A segregação é uma das operações fundamentais para permitir o cumprimento dos objetivos de um sistema eficiente de manuseio de resíduos e consiste em separar ou selecionar apropriadamente os resíduos segundo a classificação adotada. Essa operação deve ser realizadana fonte de geração e está condicionada à prévia capacitação do pessoal de serviço.

ACONDICIONAMENTO DOS RSS
Os recipientes de acondicionamento existentes nas salas de cirurgia e nas salas de parto não necessitam de tampa para vedação, devendo os resíduos serem recolhidos imediatamente após o término dos procedimentos.
Resíduos perfurocortantes - grupo E - devem ser acondicionados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos sólidos
  • Residuos solidos
  • Residuos solidos
  • residuos solidos
  • Resíduos sólidos
  • residuos sólidos
  • Resíduos sólidos
  • Residuos Sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!