Resíduos sólidos

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
Resíduos sólidos- Aterro sanitário de Muribeca.

O Aterro da Muribeca está localizado na Estrada da Integração Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O aterro compreende uma área média de 62 hectares, com capacidade para receber cerca de 2.600 Ton./dia de lixo oriundos dos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Seu gerenciamento foi instituído através de convênio firmado entre oGoverno do Estado, a Prefeitura do Recife e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da Gestão Compartilhada.

No Brasil, cerca de 76% dos resíduos decorrentes da atividade do homem são depositados aleatoriamente sobre o solo natural, conduzindo a formação de enormes focos de contaminação. O líquido percolado através dos resíduos - comumente chamado de chorume - carreia para o solouma grande quantidade de substâncias químicas provenientes da degradação dos resíduos, podendo atingir as águas subterrâneas e poluir todo o subsolo de uma região. Assim, a busca de soluções para o problema dos resíduos tem se constituído num enorme empreendimento, sobretudo no que concerne à poluição dos solos, do ar e dos recursos hídricos do planeta.

A necessidade de se promover umagestão adequada, a fim de prevenir ou reduzir os possíveis efeitos negativos sobre o meio ambiente e os riscos para a saúde humana. Levando em consideração esta necessidade, as medidas devem ser adotadas de modo a evitar o abandono ou a eliminação descontrolada dos resíduos.

No início de 1994, o governo estadual e municipal, através da FIDEM e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana(EMLURB), uniram-se na busca de soluções. Para aumentar a vida útil da área e minimizar os danos ambientais causados pela disposição inadequada de resíduos, a Prefeitura da Cidade do Recife, através da EMLURB, iniciou um programa de recuperação da área, adotando como tratamento a técnica de bio-remediação. Os estudos realizados pelo Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal dePernambuco dizem respeito ao monitoramento ambiental da área, envolvendo os estudos para o conhecimento do meio físico e o controle de contaminação dos recursos hídricos, do subsolo e do ar.

Aterro Controlado

É uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e a sua segurança, minimizando os impactos ambientais. Este método utilizaprincípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB - 1989, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - e editada em 1991, a disposição final de lixo nos municípios brasileiros assim se divide:

• 76% emlixões;
• 13% em aterros controlados e 10% em aterros sanitários;
• 1% passa por tratamento (compostagem, reciclagem e incineração).
Denominado anteriormente de “Lixão”, o Aterro da Muribeca passou por reformas que lhe garantiram o título hoje de aterro controlado. Este termo é usado atualmente porque o mesmo possui projetos paisagísticos como, por exemplo, a construção de umasementeira e um cinturão de mudas que começou com 15.000 unidades e que posteriormente foi aumentado. Também para a geração de húmus foi adquirido um minhocário.

Recife enfrenta, como toda grande cidade, os problemas causados pela disposição inadequada do lixo urbano. Historicamente, os estudos relativos à destinação final do lixo na Região metropolitana do Recife (RMR) foram iniciados pela FIDEM(Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana) no final dos anos 70, quando se elaborou o Plano Diretor de Limpeza Urbana, com apoio do Banco Mundial. Entretanto, dificuldades de ordem política impediram a execução do projeto, de forma que as prefeituras ficaram individualmente responsáveis pelo tratamento dos resíduos sólidos recolhidos em suas áreas. Como conseqüência desta falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos sólidos
  • Residuos solidos
  • Residuos solidos
  • residuos solidos
  • Resíduos sólidos
  • Resíduos sólidos
  • residuos sólidos
  • Resíduos sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!