Resíduos sólidos: o consumo exagerado do mundo moderno e a urgente necessidade de reciclar

Páginas: 14 (3404 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
RESÍDUOS SÓLIDOS: O CONSUMO EXAGERADO DO MUNDO MODERNO E A URGENTE NECESSIDADE DE RECICLAR.

Anna Carolina Azevedo
Fausto Amorim

RESUMO

A pesquisa se deu a partir da prática do consumismo contemporâneo, que automaticamente gera o aumento da produção de resíduos sólidos urbanos. Produtos que antigamente eram feitos para durar muitos anos, hoje tem vida útil muito menor e as pessoassão incentivadas a jogar fora e adquirir algo novo, ao invés de consertar o velho. A questão ambiental está presente no dia-a-dia de cada cidadão e o volume diário de lixo produzido deve ser uma preocupação geral. Cabe a cada um de nós, pensar a respeito, entender os processos, perceber o seu papel no todo e agir de modo consciente. Implantar a coleta seletiva, reciclar e fazer com que o processofuncione com sucesso, é preservar os recursos naturais, cuidar do meio ambiente e garantir o futuro saudável com mais qualidade de vida. Pesquisa elaborada através de fontes bibliográficas e navegação on-line.

Palavras-chave: lixo, meio ambiente, reciclagem.

1 INTRODUÇÃO

O crescimento demográfico aliado a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento industrial contribuem diretamentecom a imensa quantidade de resíduos sólidos gerada, em sua grande maioria de descartáveis. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000), no Brasil são produzidos diariamente cerca de 126 mil toneladas de resíduos sólidos.
Os dados relativos às formas de disposição final de resíduos sólidos distribuídos deacordo com a população dos municípios, indicam que 63,60% dos municípios brasileiros depositam seus resíduos sólidos em vazadouro a céu aberto (lixões), 13,80% informam que utilizam aterros sanitários e 18,40% dispõem seus resíduos em aterros controlados. Os 5% dos entrevistados restantes não declaram o destino de seus resíduos.
Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.
O interesse pelo meio ambiente e pelos problemas relacionados com os resíduos sólidos tem resultado em questionamentos por parte de diversos segmentos da população, sobre a situaçãode seus municípios e as metas de seus governantes, criando um cenário favorável à busca de soluções não usuais. Diante do quadro nacional de escassez de recursos financeiros e do grande déficit no setor de planejamento, os problemas se acumulam, sobretudo no campo do saneamento e da saúde pública, restando os resíduos sólidos relegados a um plano de importância secundária ou inexistente. No queconcerne ao tratamento dos resíduos, as instalações convencionais requerem grandes investimentos e altos custos de operação, quase sempre inacessíveis à maioria dos municípios. Atualmente a participação da comunidade na busca de soluções para problemas como esses é um dado positivo, e a coleta seletiva configura-se como alternativa que merece estudo minucioso.
Gerenciar o lixo de forma integradademanda trabalhar integralmente os aspectos sociais com o planejamento das ações técnicas e operacionais do sistema de limpeza urbana. Esse sistema deve considerar a ampla participação e intercooperação de todos os representantes da sociedade.

2 A RECICLAGEM NO BRASIL E NO MUNDO

Reciclar é aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série deatividades, pela qual, materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Segundo o site www.ambientebrasil.com.br,

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos Sólidos e o Consumo
  • Consumo exagerado
  • o consumo exagerado
  • Consumo exagerado do brasil
  • O Exagerado Consumo E Degrada O Ambiental
  • Residuos solidos
  • Residuos sólidos
  • Residuos solidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!