Resíduos Sólidos Urbanos

Páginas: 13 (3145 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resíduos Sólidos Urbanos

RESUMO
O trabalho busca opções para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, objetivando a redução da geração de resíduos na unidade habitacional à luz de uma visão de sustentabilidade ambiental. Para tanto, foi investigado o conceito de prevenção da poluição e a hierarquia de técnicas para a redução de resíduos, buscando sua aplicabilidade para a minimização deresíduos sólidos urbanos. A partir desses estudos e da avaliação da gestão do sistema, sugerem-se medidas possíveis para esboçando-se modelos de fluxo para os resíduos domiciliares e procedimentos para atuação junto à população, no sentido de sensibilizá-la para a redução da geração de resíduos. Verifica-se, com base nesse modelo, que existe possibilidade de reduzir o resíduo domiciliar de formasignificativa e de melhorar a gestão do sistema de resíduos sólidos urbanos da cidade, contribuindo para a redução de impactos ambientais, provocados pelo intenso consumo de matéria-prima, geração de resíduos e disposição inadequada, bem como ampliar a vida útil do aterro sanitário em operação, com ganhos econômicos, sociais e ambientais para a população.
INTRODUÇÃO
Um dos problemas ambientais dascidades contemporâneas é a geração crescente de resíduos sólidos urbanos, as sobras da civilização, o lixo, os restos orgânicos das cozinhas, as embalagens que envolvem os produtos consumidos no dia-a-dia, o desperdício, os pneus, as garrafas, as latas de refrigerantes, o papel, as toneladas de resíduos gerados pelos milhões de pessoas que moram nas grandes cidades. Um manejo impróprio desses resíduosprovoca pontos críticos com lixo acumulado por toda parte, concentrações de entulho, áreas degradadas por disposição inadequada de resíduos, os conhecidos lixões a céu aberto; dá origem à proliferação de moscas, ratos, baratas, vetores transmissores potenciais de doenças; polui o ar, o solo e a água; e, ainda, a água da chuva arrasta os agentes poluentes presentes nas montanhas de lixo,infiltrando-se no solo e podendo atingir as águas subterrâneas.
Centra-se na linha da prevenção, ou seja, na avaliação de formas de evitar que enormes quantidades de resíduo sejam geradas nas unidades habitacionais e encaminhadas para um aterro sanitário ou outra forma de disposição final, com vistas a diminuir, no futuro, a necessidade de recuperação de áreas degradadas por esses resíduos. Isto significadeixar de trabalhar na solução do problema criado.

Controlando os efeitos da poluição ou degradação, para trabalhar a partir de uma perspectiva a montante do processo, adotando-se procedimentos que evitem a geração de resíduos por meio da modificação no sistema de gestão, controle na fonte, boas práticas operacionais e combate ao desperdício, na busca da redução dos custos econômicos eambientais pelo uso mais eficiente de materiais e energia.

A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

A redução na fonte é o primeiro passo para reduzir tanto o consumo de matéria–prima e energia como a geração de resíduos, assim como os custos de produção dos bens. Quando a geração não puder ser evitada, os resíduos deverão ser reutilizados ou recuperados, pois estes são matérias-primas secundárias oumatérias que o desenvolvimento tecnológico atual ainda não permite tratar como tal na sua totalidade. Tanto a minimização como a recuperação de materiais proporcionam, ainda, o aumento da vida útil de aterros sanitários e, consequentemente, uma redução do ritmo da degradação do meio ambiente.

CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Há vários tipos de classificação dos resíduos sólidos quese baseiam em determinadas características ou propriedades identificadas. A classificação é relevante para a escolha da estratégia de gerenciamento mais viável. A norma NBR 10004, de 1987 trata da classificação de resíduos sólidos quanto a sua periculosidade, ou seja, característica apresentada pelo resíduo em função de suaspropriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas, que podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESÍDUOS SÓLIDOS E URBANOS
  • Resíduos sólidos urbanos
  • Residuos solidos urbanos
  • trabalho de Residuos Solidos Urbanos
  • Resíduos sólidos urbanos rsu
  • Residuos solidos urbanos
  • Gestão de resíduos sólidos urbanos
  • Residuos Solidos Urbanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!