Resíduos sólidos, geração de matéria prima

Páginas: 11 (2719 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

Neste trabalho, conceituo a questão dos resíduos sólidos no contexto atual do estagio da produção e do consumo. Trataremos o resíduo solido como o produto de diversos tipos de metabolismo biológico, social e urbano, e, depois veremos como se da a valorização enquanto matéria prima.

Em primeiro lugar vamos abordar a forma de como a geração de resíduos vem preocupando a sociedadehumana, e o que é considerado material reciclável dentro dos resíduos gerados.

Partimos da idéia que o desenvolvimento da humanidade, desde os tempos mais remotos, as quais eram comunidades isoladas, tem implicado a diversificação de suas necessidades. Dessa época já acontecia a transformação da natureza, através do domínio, da povoação e reprodução da espécie de recursos naturais, que, comoconseqüência, causou diversificação das necessidades e das relações ambientais desequilibradas.

Deve ser uma expressão da idéia do autor, reforçada com base em trabalhos desenvolvidos anteriormente, o texto ideal é breve, sintético. Devendo conter todos os elementos do projeto, não sendo extensão, prolixo, todavia, as citações dos autores.

É uma breve apresentação do conteúdo do projeto,na qual podem incluir-se antecedentes que ajudem a compreender a magnitude do problema, de seus objetivos e resultados esperados, assim como a importância do impacto destes.























HISTORICO DA CIDADE



Terra Nova do Norte esta localizada na região do extremo norte do estado de Mato Grosso, onde os primeiros ocupantes dessa região foram os índios, devarias etnias.
A ocupação efetiva da Região, consolidou-se com a construção da BR 163 ( Cuiabá / Santarém ), no inicio de 1972, que facilitou o surgimento dos núcleos populacionais planejados por Colonizadores.
Em 1978, a COOPERCANA – Cooperativa agropecuária Mista Canarana Ltda., com sede em Barra do Garças – MT, foi credenciada pelo Governo Federal, nos termos das exposições dos motivosinterministeriais n 041/78 e 077/79 dos Exmos Srs. Ministros da Agricultura e do Interior, aprovados pelo Esmo Sr. Presidente da Republica, para executar o projeto de Colonização denominado Terranova, em terras devolutas da União, discriminadas pelo INCRA no antigo município de Chapada dos Guimarães, posteriormente município de Colider, hoje município de Terra Nova do Norte – MT.
A ocupação do atualmunicípio teve inicio em 1978, foram transferidas e assentadas 587 famílias e após um ano totalizaram 637 quando da paralisação de 1ª fase do projeto denominado Terranova I, dividido em seis setores “A F” com seis Agrovilas dos Dez projetos previstos inicialmente. Foram denominadas: Agrovila Esteio, Planalto, Nonoai, Guarita, Xanxere e Miraguai, das quais as Agrovilas: Planalto, e Guaritaformam hoje o município de Nova Guarita.
Logo após, atendendo ponderação do departamento de projetos e operações do INCRA, a COOPERCANA elaborou uma 2ª fase, com a colonização de uma área de 69.722Ha e entrega demais 434 lotes distribuídos em três agrovilas respectivamente, denominadas de Agrovila Charrua, Minuano e Norberto Schwantes que ocupou o antigo setor “G” do Terranova I, totalizando ateabril de 1980, 1071 famílias assentadas.
O núcleo urbano foi projetado pelo mesmo arquiteto Dr. Pedro Wily Kirst, em 1979 com as vendas de terrenos urbanos e as primeiras construções, que dentre elas se destaca a Unidade de recebimento e armazenamento de cereais da COOPERCANA, o Posto Guarany, o Hospital da Fundação SESP, hoje hospital municipal, dentre outras.
Está localizada do lado esquerdo daRodovia BR 163, cujo acesso principal esta nas coordenadas geográficas S 10º 36’ 15,2” W 55º 06’ 25,0” e o ponto com coordenadas S 10º 36’ 00,3” W 55º 06’ 54,2” esta no centro da cidade.
No projeto inicial, a sede do assentamento era na Agrovila Nonoai, atualmente denominada Sede Velha.
A transferência da administração do projeto, da então, chamada Sede Velha, hoje Nonoai do Norte, bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redução Geração Resíduos Sólidos
  • Reaproveitamento de materia prima e reaproveitamento de resíduos
  • CONSUMISMO E GERAÇÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS
  • O Estado Da Arte Sobre Resíduos Industriais Como Matéria Prima
  • Diagnóstico da geração de resíduos sólidos em empresa do setor textil
  • Estudo de geração e destinação de resíduos sólidos de um cash & carry
  • A INTERFERÊNCIA DOS PRODUTOS QUIMICOS NA GERAÇÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS
  • estimativa de geração per capita de resíduos sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!