Resíduos hospitalares

Páginas: 8 (1968 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
MARALINY NASCIMENTO TEIXEIRA


















RESÍDUOS HOSPITALAR

























UNIVERSIDADE NORTE DO PARANA
CACOAL
2011
MARALINY NASCIMENTO TEIXEIRA















RESÍDUOS HOSPITALAR



|Pré - Projeto de Pesquisa apresentado para Profº Emerson, para a |
|realização do TCC.|























UNIVERSIDADE NORTE DO PARANA
CACOAL
2011
1-INTRODUÇÃO


Antes de tudo vale lembrar que o homem retira da Terra tudo que é necessário para manutenção da vida, como água, alimentos e matérias-primas, ou seja, o que é necessário para uso e consumo. Como conseqüência são sobre a Terra que é depositada os resíduos originadosde todos estes processos. Um dos problemas que tem merecido especial atenção é a geração de resíduos pelas diversas atividades humanas.
A pratica cotidiana prova que atualmente a geração dos resíduos é um grande desafio a ser enfrentada, com os novos padrões de consumo provenientes dos avanços tecnológicos, a produção de resíduos vem crescendo continuamente em ritmo superior à capacidadede absorção da natureza. O Brasil gera cerca de 150 mil toneladas de resíduos urbanos por dia. Estima-se que a geração de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) represente de 1% a 3% deste volume (entre 1,49t e 4,47t). Além dos elevados volumes, o descarte inadequado desses resíduos pode ser capaz de colocar em risco e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futurasgerações.
Os resíduos hospitalares se inserem dentro desta problemática e vêm assumindo grande importância nos últimos anos. O descarte correto de peças anatômicas, tecidos, bolsas transfusionais com sangue, medicamentos, reagentes, resíduos com metais pesados, saneantes, inflamáveis, materiais resultantes de serviços de medicina nuclear e radioterapia, restos alimentares, roupas descartáveis emateriais perfuro cortantes, dentre outros. É preciso que não haja erro quanto ao descarte desses resíduos, mas nem sempre esse descarte e feito de maneira correta como manda a legislação pertinente. Dai surgem às questões a que convém ressaltar se os princípios da responsabilidade sócio-ambiental e legal estendem-se por toda a cadeia logística dos RSS. O desconhecimento e a falta de informações sobreo assunto faz com que, em muitos casos, os resíduos, ou seja, ignorados, ou recebam um tratamento inadequado.
As diferentes classificações destes resíduos remetem a uma preocupação ambiental, uma vez que cuidados impróprios com a segregação, acondicionamento, armazenamento e principalmente com a destinação final.


Palavras chaves: Resíduos hospitalar - descarte – contaminaçãohumana e ambiental.






2-JUSTIFICATIVA


Dadas as necessidades sentidas e expressas pelos profissionais de saúde, ambientalistas e a população, sobre os resíduos hospitalar, considera pertinente a realização deste projeto que aborda a conscientização social dos impactos ao meio ambiente e a saúde humana. Os Resíduos hospitalar sempre se constituiu um problema bastante sériopara os Administradores Hospitalares, a falta de conscientização e informações sobre o assunto faz com que, em muitos casos, os resíduos sejam ignorados e descartados de forma irregular. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) oferece subsídios para que os hospitais e clínicas elaborem planos de gerenciamento de resíduos do serviço de saúde para se adequar ao tratamento correto, mas em muitoscasos, não seguem esse regulamento causando danos ao meio ambiente


3-REFERENCIAL TEÓRICO


Apresentação do referencial teórico terá como ponto de partida os problemas ambientais dentro da legislação e da disposição final dos resíduos hospitalares.


3.1 CONCIENTIZAÇÃO DO DESCARTE DOS RESIDUOS HOSPITALARES


A polêmica que se levanta quanto à destinação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos hospitalares
  • Resíduo hospitalar
  • Resíduos hospitalares
  • residuos hospitalar
  • Resíduos hospitalares
  • Residuos hospitalares
  • Resíduos Hospitalares
  • Resíduos hospitalares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!