Resíduos Elétricos e Eletrônicos - Um Estudo sobre Gestão e Tratamento -

Páginas: 22 (5481 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENGENHARIA
______________________________________










Resíduos Elétricos e Eletrônicos
- Um Estudo sobre Gestão e Tratamento -











Bruna Mattos Araújo
Carla Vieira Serufo
Felipe Marinho Maciel
Flávia Danielle de Souza Mendes




SUMÁRIO






LISTA DE FIGURAS




LISTA DE TABELAS1 Introdução

Segundo Franco (2008), o Parlamento Europeu, na Diretiva 2002/95/CE, conceitua equipamentos elétricos e eletrônicos (EEE):

“Os equipamentos cujo funcionamento adequado depende de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos, bem como os equipamentos para geração,transferência e medição dessas correntes e campos pertencentes àscategorias definidas no Anexo I A da Diretiva 2002/96/CE e destinados à utilização com
uma tensão nominal não superior a 1.000 V para corrente alternada e 1.500 V para corrente contínua (PARLAMENTO EUROPEU, 2003a).”

Assim, as categorias de REEE determinadas pelo Parlamento Europeu estão listadas na figura 1.

Fonte: Adaptado do Anexo IA - Parlamento Europeu (2003) apud Franco (2008)O acelerado crescimento populacional atrelado ao hábito do consumismo excessivo da sociedade juntamente com a rápida evolução tecnológica faz com que a quantidade desse tipo de resíduo esteja aumentando e superando a capacidade de adaptação do meio ambiente. Assim sendo, os resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE) constituem nos equipamentos acima definidos que devido a motivosdiversos – falta de funcionamento, inviabilidade financeira para concerto, tecnologia ultrapassada – são descartados por serem considerados obsoletos (FRANCO, 2008).

O acelerado processo de urbanização e industrialização ocorrido no país reflete, atualmente, em uma situação de despreparo e estrutura deficiente, principalmente nessa questão. Existem poucas experiências relacionadas aoaproveitamento energético e outras formas de processamento e destinação final, o que reforça a ausência de incentivos materiais e fiscalização no cumprimento da legislação ambiental do país. No Brasil, porém, constata-se que não há legislação nacional que define critérios para a reciclagem e o tratamento de resíduos eletrônicos. Uma das propostas elaboradas define o lixo eletrônico como resíduo reverso, oque direcionaria a responsabilidade do manejo e destinação final aos fabricantes. Entretanto essa iniciativa vem enfrentando grande resistência, em especial por parte da própria indústria, afinal é ela quem tem que arcar com os custos e a logística. Tal iniciativa é extremamente necessária para tirar o atraso em que a legislação brasileira se encontra sobre o assunto e oferece uma soluçãoresponsável para um problema que cresce a cada ano. No Brasil, a preocupação com os REEE é recente, e poucas são as referências a esse tipo de resíduo (FRANCO, 2008). Entretanto, no país o consumo de EEE aumenta rapidamente, bem como o descarte dos produtos considerados ultrapassados, aumentando em larga escala a geração dos resíduos a esses relacionados (FRANCO, 2008).

O descarte dos mesmos é umapreocupação em especial, visto que muitos componentes eletrônicos possuem substâncias e materiais tóxicos, ou que ao sofrerem modificações, como a incineração, podem gerar compostos tóxicos (FRANCO, 2008). Os REEE contêm substâncias perigosas e muitos deles apresentam alta toxicidade, fato que reflete intensamente na saúde pública e na preservação do meio ambiente. O não aproveitamento desses resíduosrepresenta, ainda, um desperdício de recursos naturais não renováveis. Portanto sua disposição no solo em aterros ou lixões, assim como as pilhas, as baterias e as lâmpadas fluorescentes são altamente prejudiciais à segurança e saúde do meio ambiente. O processo de reciclagem desses produtos é complexo e requer a utilização de tecnologias avançadas, devido à diversidade de materiais de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão sustentável de resíduos eletrônicos
  • gestão e tratamento de resíduos
  • Gestão ambiental e tratamento de resíduos
  • Gestão e tratamento de resíduos
  • Um breve estudo sobre biodigestor como uma fonte de sustentabilidade para a utilização de tratamento de resíduos
  • Estudo sobre o livro eletronico
  • Um estudo sobre a drogadição e os modelos de tratamento
  • Estudo sobre gestão de marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!