Resíduos de serviços de saúde

Páginas: 7 (1553 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE 

Vamos fazer um recorte no universo dos resíduos, para abonos a questão dos resíduos hospitalares. Há, no Brasil, mais de 30 mil unidades de saúde, produzindo resíduos e, na maioria das cidades, a questão da destinação final dos resíduos urbanos não está resolvida. Predominam os vazadouros a céu aberto.
Até há pouco tempo atrás, os resíduos de serviços de saúdeeram conhecidos somente como "lixo hospitalar". Essa denominação foi substituída pela atual ao se verificar que não só os hospitais, mas também outros estabelecimentos prestadores de serviços na área de saúde geram resíduos com características semelhantes.

RESÍDUOS BIOLÓGICOS E INFECTANTES
São aqueles que possuem agentes biológicos ou se apresentam contaminados por eles, causando riscospotenciais à saúde pública e ao meio ambiente.

ONDE SÃO GERADOS?
São os resíduos produzidos em unidades de saúde, constituídos de lixo comum (papel, restos de jardim, restos de comida de refeitórios e cozinhas etc), resíduos infectantes ou de risco biológico (sangue, gaze, curativos, agulhas etc) e resíduos especiais (químicos, farmacêuticos e radioativos).

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS
Nas últimasdécadas, o setor Saúde obteve avanços tecnológicos nunca antes imagináveis não somente nos setores de diagnóstico e tratamento de doenças, como também na maior compreensão e controle de todos os fatores que aumentam o potencial de transmissão de doenças (FORMAGGIA, 1998).
Na eterna batalha do homem contra os microrganismos patogênicos, a ciência tem desenvolvido tecnologias cada vez maiscomplexas para controlá-los ou eliminá-los, sendo que grandes investimentos têm sido aplicados em pesquisas de novos produtos e equipamentos de limpeza, desinfecção e esterilização para utilização em variados ambientes

SEGREGAÇÃO E ACONDICIONAMENTO
Esta é a primeira a qual refere-se à operação de segregação ou separação dos
resíduos no momento e no local de sua geração, acondicionando-osimediatamente de acordo com a classificação adotada.
Os resíduos biológicos ou infectantes devem, ser acondicionados no momento da sua geração em saco plástico leitoso, resistente, impermeável, identificado com a simbologia de resíduo infectante conforme ABNT-NBR 7500/94- Símbolos de Risco e Manuseio para o Transporte e Armazenamento de material - Simbologia - e ABNT-NBR 9191/93 – Sacos Plásticos paraAcondicionamento de Lixo - Especificação). Caso contenha peças anatômicas de humanos, deverá constar ainda descrição do conteúdo, data e nome da unidade geradora e a inscrição de "PEÇAS ANATÔMICAS". Se animais mortos, carcaças e/ou vísceras, além das informações anteriores, constar tipo de contaminação e a inscrição "PEÇAS ANATÔMICAS DE ANIMAIS". Os perfurantes e cortantes devem ser descartadosseparadamente e imediatamente após o seu uso, em recipientes estanques, rígidos, com tampa e no local.

PRÉ-TRATAMENTO
Não existem fatos que comprovem que os RSS apresentem maior periculosidade e que também sejam mais contaminados que os resíduos domiciliares, não havendo, portanto, justificativa para a exigência de tratamento e nem necessidade de se fazer coleta segregada e disposição final ematerro de forma especial, com exceção para os resíduos perfurocortantes e recipientes descartáveis contendo culturas (ZANON, 1990; ZANON, 1991; ZANON e EIGENHEER,1991; RUTALA & MAYHALL, 1992; FERREIRA, 1997; ANDRADE, 1999).
A norma NBR 12809 exige a esterilização dos resíduos de classe A1 (biológicos) e A2 (sangue e hemoderivados) no próprio local de geração. O objetivo principal desta exigência éreduzir os riscos no manuseio, no transporte, na armazenagem e na destinação final dos resíduos que têm alto potencial de infecciosidade. Normalmente este pré-tratamento é feito or uma autoclave a vapor (esterilização por calor úmido).

TRATAMENTO
O tratamento dos resíduos tem como objetivos eliminar o potencial infectante ou perigoso antes da disposição final, reduzir o seu volume, tornar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde
  • Gestão de resíduos de serviços de saúde
  • Resíduos dos serviços de saúde
  • Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde
  • Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde
  • Resíduos de serviço de saúde
  • Residuos de serviços de saude
  • Resíduos de serviço de saúde (rss)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!