Rerys ncbxj bbbs

968 palavras 4 páginas
Ducrot, Oswald. O Dizer e o Dito. 1987

Capítulo 6: Linguagem, Metalinguagem e Performativos

Performativo é o enunciado performativo explícito

Ducrot (1987), acerca dos estudos linguísticos, sobretudo no que diz respeito à semântica e à pragmática, expõe o fato de existir uma confusão sobre as considerações que se faz entre a linguagem objeto de estudo e a metalinguagem que se utiliza para estudar este objeto. Uma das causas desta confusão deve-se ao fato de que um determinado termo torna-se um conceito teórico ao ser utilizado como objeto de investigação. Devido ao fato de que uma das representações sociais da linguagem mais correntes se fundamentar na idéia de que ela serve como um meio de formular e compartilhar conhecimentos, e neste sentido, o uso cotidiano, da linguagem ordinária,

Cap. 8

Esboço de uma Teoria Polifônica da Enunciação

A teoria da polifonia tal como desenvolvida em Bakhtin, evidencia que existem várias vozes constituindo os enunciados, combatendo o senso de que cada enunciado seja constituído de um sujeito único, constituindo-se de apenas um autor. Para Ducrot, a teoria polifonica de Bakhtin sempre foi postulada a seqüências de enunciados e nunca a enunciados que constitui os textos.

Capítulo 8: Esboço de uma Teoria Polifônica da Enunciação

Sobre a Metadiscursividade

Alguns artigos, como Silva (1999) - Silva, E. G. A Metalinguagem nos gêneros da imprensa. Revista Ao Pé da Letra. No. 1, 1999 - faz menção a duas modalidades de metalinguagem: a explicita, que consiste de comentários metadiscursivos; e a implicita, que consiste de recursos não verbais, em geral gráficos. Esta consideração privilegia o fenômeno da autorreflexividade apenas na perspectiva textual, relacionando conceitos que carecem de melhor definição teórica: metalinguagem e metadiscursividade.

Ducrot, Oswald. O Dizer e o Dito. 1987

Capítulo 6: Linguagem,

Relacionados