rertr43wrwewerrwe

514 palavras 3 páginas
Holstentor

O fato de ter sido erguido antes da muralha que circundava a cidade mostra bem a natureza e o propósito do Holstentor, mais conhecido, em português, por Porta de Holsten. A verdade é que com este imponente monumento, à entrada de Lübeck, não se pretendia defender a metrópole, mas antes pôr em evidência a autoridade desta enquanto capital da Liga Hanseática e principal controladora do comércio com os países do norte da Europa.

Entre 1464 e 1478, o mestre construtor da câmara de Lübeck, H. Helmstede ficou incumbido de construir o monumento que celebraria a rigor um percurso medieval tão glorioso. O Holstentor acabou, no entanto, por se tornar um motivo de orgulho em si mesmo, bem como das melhores explicações para a notoriedade de Lübeck em todo o mundo. É a mais relevante porta de cidade medieval que a Alemanha conserva, sendo considerada juntamente com o centro antigo da cidade, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987.

Este enorme portão da cidade de Lubeck, desenhado no estilo gótico tardio em 1477, costumava alojar três dezenas de canhões que não foram, porém, disparados em nenhuma altura. Atualmente, por detrás das suas paredes encontra-se o “Museum Holstentor”, que é mais um tributo à notável história de Lübeck, a cidade hanseática, livre e impulsionadora do comércio além-fronteiras. Dentro do museu existe uma exposição permanente que se dedicada à profissão do comerciante, mostra como a cidade se tornou potência medieval.

No arco da entrada ainda é possível distinguir a gravação, em tons dourados, da frase “Concordia Domi Foris Pax”, que significa algo como “unidade em casa e paz no exterior”. E, um pouco mais na dianteira, encontram-se as estátuas de dois temíveis leões, cuja função era nos primórdios de Lübeck e do Holstentor, guardar a cidade e protegê-la contra possíveis agressores.

O Holstentor é composto por uma torre sul, uma torre norte e um edifício central. Tem quatro andares, com exceção do piso térreo do bloco central,

Relacionados