Requisitos de segurança e marcação de luminárias.

Páginas: 8 (1968 palavras) Publicado: 11 de março de 2013
Requisitos de segurança e marcação de luminárias.

As luminárias, além de serem visualmente agradáveis e fornecerem boa iluminação tem que serem seguras. O que segue é um resumo dos requisitos específicos de segurança estabelecidos pela norma NBR IEC 60598 com relação à proteção contra choque elétrico, proteção contra penetração de corpos estranhos e proteção contra ignição /fogo. São descritostambém, os critérios para marcação
das kuminarias , que indicam o atendimento dos requisitos estabelecidos pela norma.

A norma brasileira NBR IEC 60598, foi baseada integralmente na IEC60598, abrange todos os aspectos relativos à segurança (elétrica, termica e mecânica) de luminárias. É constituida por duas partes: a Parte 1- Requisitos gerais e esnsaios, que especifíca os requisitos geraispara a classificação e marcação de luminárias, bem como para sua construção mecânica e elétrica, juntamente com os ensaios correspondentes; e a Parte 2 – Requisitos particulares, que detalha so requisitos para um tipo particular de luminária ou grupo de luminárias com tensão de alimentação não superior a 1000V.

Em matéria de segurança, as luminárias são classificadas segundo três critérios:– de acordo com o tipo de proteção contra choque elétrico;
– de acordo com o grau de proteção contra penetração de pó, objetos sólidos e umidade;e
– de acordo com o material da superfície de apoio para o qual a luminária é progetada.

MARCAÇÃO NA LUMINÁRIAS

Com o objetivo de definir as caracteristicas das luminárias, a norma especifica as informações que devem ser marcadas nas luminárias,de forma clara e permanente.
Além de dados sobre potência, tensão, tipo de lâmpadas e outros, devem ter marcação específica referente às classificações quanto a segurança, conforme indicado adiante.

Proteção contra choque elétrico

com relação ao tipo de proteção contra choque elétrico, as lumináriassão classificadas em quatro classes:0,I,II,III. As luminárias classe 0 possuem somenteisolação básica, sem provisão para aterramento, e o não são admitidas pelas normas nacionais de muitos países, Ou, quando admitidas, o são para uso restrito, limitado a determinadas aplicações, não devendo ser sequer consebidas como classe0 as luminárias para condilções severas de serviço, as luminárias, montadas sobre trilhos, nem as luminárias portáteis.

As luminárias classeI, além da isolação básica,possuem um ponto de aterramento que interliga todas as suas partes metálicas sujeitas a se tornarem vivas na ocorrência de uma falta. Esse terminal de aterramento deve ser obrigatóriamente conectado ao condutor PE da instalação, e a luminária deve possuir um condutor específico para aterramento incorporado ao rabicho de alimentação elétrica. Quando a ligação pe feita por meio de bornes deligação, deve existir um borne de aterramento específico. A não-obediência a estas condições transforma a luminária em classe 0.
As luminárias de classe II são projetadas e construídas de forma que suas partes metálicas expostas não possam se tronar vivas, seja em condições normais, seja no caso de falta. Isto é conseguido mediante a utilização de isolação dupla ou isolação reforçada.
As lumináriasclasse III são aquelas alimentadas por uma fonte de extra baixa tensão de segurança (SELV), isto é, que não gera tensões de saída superiores a 50VCA. Estas luminárias não devem possuir provisão para aterramento.
A norma estabelece que a classe de uma luminária é única. Ou seja é inconcebível uma luminária seja ao mesmo tempo de duas classes.

Proteção contra a pentetração de pó, objetos sólidos eumidade.


O sistema de identificação IP é utilizado para classificar as luminárias de acordo com o grau de proteção contra penetração de “corpos estranhos “ inclui elementos tais como as partes do corpo humanom objetos, ferramentas, que possam entrar em contato com as partes vivas da luminária.
A IEC 60529 apresenta os detalhes completos, e dela foi extraido o resumo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Requisitos de segurança
  • Requisitos específicos de segurança
  • Engenharia de requisitos e segurança da informação
  • Sistema de Segurança e Requisitos do sistema do windows 7
  • Engenharia de segurança de software requisitos de segurança: sistema de bilhetagem de eventos on-line
  • Luminaria
  • Luminárias
  • Luminária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!