Repúbllica Oligárquica

1174 palavras 5 páginas
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
O que era?
Logo após o fim da República da Espada (Brasil sobre o comando do exército), houve um período em que o poder político passou a ser controlado pelas oligarquias rurais, principalmente as oligarquias cafeeiras. Para assumir o poder da República os paulistas apoiaram Floriano Peixoto, dessa aliança surgiu o candidato ás eleições Prudente de Moraes (PRP). A partir dai o poder ficou restrito as oligarquias rurais paulista e mineira, de 1894 a 1930, período conhecido como República Oligárquica. Sendo assim, o Presidente da República ora era paulista, ora era mineiro, criando a política do café-com-leite.

Causas das revoltas
Ocorreram intensas revoltas sociais e políticas nesse período, das quais as quatro principais foram: “Canudos” e “Contestado” (rurais) - “Vacina” e “Chibata” (urbanas).
CANUDOS: Nordeste – 1890
Eclodiu quando os sertanejos estavam vitimados pela seca, pela decadência das lavouras, pela miséria e pelo coronelismo. Ignorados pelos políticos e fazendeiros, Antônio Conselheiro e seus seguidores decidiram fundar a comunidade Belo Monte, conhecida como Canudos, que era como um refúgio para os sertanejos que estavam cansados de serem subordinados aos coronéis e buscavam por uma alternativa de vida. Canudos tinha suas próprias leis e regras de convivência, que não obedeciam ao Estado e a República.
Portanto, preocupados com o crescimento do povoado, o governo federal e o governo da Bahia se uniram para destruir a comunidade. As três primeiras expedições falharam e os sertanejos saíram vitoriosos, porém, na quarta e última expedição que levou soldados fortemente armados, Canudos e seus moradores foram arrasados acabando com a comunidade.
CONTESTADO: Sul – 1912
A estrada de ferro entre SP e RS estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com o apoio dos coronéis da região e do governo. Para tal construção, milhares de famílias de camponeses perderam suas terras. Esse fato gerou desemprego, pois sem suas

Relacionados