REpublica

Páginas: 13 (3060 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
CROMATINA 1

Em biologia, chama-se cromatina ao complexo de DNA e proteínas (que juntas denomina-se cromossoma) que se encontra dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas. As histonas H2A, H2B, H3 e H4 unem-se, formando um octâmero denominado nucleossoma, enquantoque a histona H1 une os nucleossomas adjacentes, "empacotando-os", visto que a molecula de DNA "dá" uma volta e meia em torno do octomero de histonas é essencial existir a histona H1 para estabilizar este enrolamento.
Numa célula eucariótica, quase todo o DNA está compactado na cromatina. O DNA é "empacotado" na cromatina para diminuir o tamanho da molécula (de DNA), e para permitir maiorcontrole por parte da célula de tais genes. Grande parte da cromatina é localizada na periferia do núcleo, possivelmente pelo fato de uma das principais proteínas associadas com a heterocromatina ligar-se a uma proteína da membrana nuclear interna.
Conhecem-se dois tipos de cromatina:
Eucromatina, que consiste em DNA ativo, ou seja, que pode-se expressar como proteínas e enzimas.
Heterocromatina, queconsiste em DNA inativo e que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular. Podem ainda distinguir-se dois tipos de heterocromatina:
Heterocromatina constitutiva, que nunca se expressa como proteínas e que se encontra localizada à volta do centrómero (contem geralmente sequências repetitivas); e
Heterocromatina facultativa, que, por vezes, é transcrita em outros tipos celulares,consequentemente a sua quantidade varia dependendo da atividade transcricional da célula.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromatina

CROMATINA 2

A cromatina é constituída por desoxirribonucleoproteína, que se apresenta em vários graus de condensação.
A cromatina é uniformemente dispersa (pouco condensada), no interior do núcleo, sem formar grumos. Em alguns pontos, a cromatina mostra o aspecto defilamentos.
A disposição da cromatina dentro do núcleo e o seu grau de condensação variam de um tipo celular para outro e são característicos de cada célula. Além disso o mesmo tipo celular pode apresentar a cromatina com vários graus de condensação, de acordo com o estágio funcional da célula.
O termo heterocromatina (hetero, distinto) designa as porções de cromatina que aparecem condensadasno núcleo interfásico, em contraposição à maioria da cromatina que se apresenta difusa e recebeu o nome de eucromatina.
Nos mamíferos do sexo feminino o o cromossomo X condensado é observado, no interior do núcleo ou associado ao envoltório nuclear, como uma partícula esférica que se cora fortemente, à qual se denomina de cromatina sexual. A presença ou não de cromatina sexual permite odiagnóstico citológico do sexo genético. 

CROMOSSOMO X CONDENSADO
Nos mamíferos do sexo feminino, cada célula tem dois cromossomos X: Um de origem materna e outro paterna. A condensação de um dos cromossomos X ocorre ao acaso. Em conseqüência, o corpo feminino é um mosaico contendo possivelmente em todos os órgãos, células com o X paterno (Xp) inativo e outras com o X materno (Xm)inativo. Nos doiscasos, o X inativado é transmitido nestas condição para as células-filhas. 

Hipótese de Lyon
1. Nas células somáticas de mamíferos do sexo feminino, apenas um cromossomo X é ativo. O segundo X permanece condensado e inativo, aparecendo em células na intérfase como o Corpúsculo de Barr ( Cromatina sexual ).
2. A inativação ocorre no início da vida embrionária, mas só se completa ao final da 1ªsemana de desenvolvimento.
3. Em qualquer célula somática feminina, o X inativo pode ser o paterno ou o materno. Depois que um cromossomo X foi inativado uma célula, todos os descendentes clonais daquela célula apresentam o mesmo X inativo.
A inativação do cromossomo X tem três conseqüências genéticas importantes:
Compensação de dosagem
Variabilidade da expressão em heterozigotos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • republica
  • A republica
  • A Republica
  • O que é Republica
  • A REPUBLICA
  • republica
  • republica
  • REPUBLICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!