Republica orligarquica

1221 palavras 5 páginas
Republica Oligarquia ou Republica Velha
Republica velha esta divida em dois períodos: Republica da espada que é o momento da presidência Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto período da consolidação das constituições republicanas.
Republica da Espada
Começando pelo Governo de Deodoro da Fonseca. Grande Naturalização: quando estrangeiros vão receber a cidadania nacional. Separação do Estado-Igreja e a elaboração da primeira Constituição Republicana de 1891.
A constituição de 1891 vai trazer para o Brasil o Regime Republicano e federativo. O estabelecimento da federação (federalismo) o chefe dessa federação o presidente da republica e a existência de três poderes executivos (presidente e os ministros) legislativos (deputados e senadores) e Judiciários. Eleição Direta e estabelecido o voto aberto. Voto aberto não secreto o que vai dar margem para as fraudes eleitorais no período oligárquico.
Republica da Espada também é marcada pelo encilhamento uma tentativa de Rui Barbosa nosso primeiro ministro da fazenda que procurar industrializar o Brasil.
Encilhamento (aspectos)
Caracterizado pela emissão de papel moeda aumentar o meio circulante para investimento para investimento nas atividades industriais e agrícolas. Especulação financeira: surgimento de um monte de empresas e sociedades anônimas. A Desvalorização da moeda por conta desses emisionismo e como resultado a inflação. Muita emissão dessa moeda o que vai acarretar na desvalorização dessa moeda e o processo inflacionário encilhamento.
Também na Republica da espada ocorreu as Revoltas da Armada, Armada era o nome que a marinha tinha no século 19. Uma revolta no período do Floriano e a outra no período do Peixoto. A Primeira Revolta da Armada é uma revolta contra Deodoro da Fonseca que fechou o congresso nacional dessa revolta Custodio de Melo almirante ameaça bombardear a cidade do rio de janeiro caso Deodoro não reabrisse o congresso nacional. Deodoro não abriu o congresso e renunciou. Com a sua renuncia

Relacionados

  • A vida de charles
    1442 palavras | 6 páginas