republica de platao - livro x

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
A REPÚBLICA DE PLATÃO
LIVRO X


Belo Horizonte
2013
Tema e estrutura do Livro X

O Livro X é, assim como o resto da obra, uma narrativa feita por Sócrates. Ele é considerado por muitos como apenas um suplemento ou apêndice ao restane do Livro. A discussão já havia terminado com o contraste do homem justo e do homem injusto, com a superioridade do homem justo.Sócrates retoma o diálogo a fim de falar sobre a poesia, derivada da imitação, na verdade sobre a condenação da poesia e outra artes como forma de educação. Outro objetivo do Livro X é definir essa natureza mimética. Por último, mas nao menos importante, Sócrates no introduz a doutrina da imortalidade da alma através da narração do Mito de Er.

Os personagens e as caracteríticas de suas falasOs participantes da discussão dialética são:
Sócrates: Personagem principal ; O diálogo é uma narrativa de Sócrates em primeira pessoa. No décimo livre ele filosófa ao redor de vários temas, tais como a justiça, a poesia mimética, o combate entre bem e mal, entre outros
Gláucon: Um dos Irmãos mai velhos de Platão; sua coragem é elogiada durante o Livro A República. Gláucon também era ointerlocutor prrinipal de Sócrates. Durante a narrativa Sócrates faz um bom número de perguntas à Gláucon com a intenção de o fazer refletir,e vice-versa. A linguagem é informal e podemos notar que ambos compartilham de uma linha de raciocínio e pensamentos muito parecidos, porém notamos que Sócrates está um pouco a frente.

Sobre a condenação da poesia mimética e outras artes

Paraentendermos melhor o Livro X, da obra em anteriormente citada, teremos primeiramente que fazer um breve relato, do que vem a ser em termos gerais, do livro A República de Platão. Na narrativa, Sócrates se incumbe de falar sobre a natureza da justiça e da injustiça no caráter individual, mas para facilitar ele cria uma cidade imaginária que nos faz enxergar a justiça em uma escala mais ampla. Suaintenção é de chegar á uma concepção de cidade ideal. Esta cidade em seus inúmeros afazeres e ofícios precisariam de classes sociais em seu corpo.
Para se chegar a esse conceito de cidade ideal boa parte do livro se dedica a citar e a descrever qual seria a forma de educação ideal. Inicialmente ele coloca a educação através da ginástica e da música, a poesia é parte da educação musical. Apoesia, oralmente transmitida, era o principal meio de educação e veículo de conhecimentos. Mais tarde, Sócrates aponta que essa arte, por ser de caráter irracional e mimético, pode causar uma série de prejuízos à cidade.
Como visto nos primeiros livros da obra, os poetas não serviam para instruir os jovens. Os poetas miméticos são irracionais, eles imitam os conhecimentos jáestabelecidos, dessa maneira não saão capazes de despertar um certo caráter filófico nos jovens. A educação para Platão seria justamente proporcionar os meios necesários para qe os jovens chegassem a idéia do que é real e chegar ao real exige autenticidade.
O processo de discussão oral por meio de perguntas e respostas é chamado de dialética, todo diálogo é uma forma de ataque aosistema de educação e cultural grego. Decorrente desses ataques através de diálogos, a condenação e expulsão da poesia são fatores que ajudam para que a Filosofia tome o lugar que a poesia tinha preenchido na prática e teoria educativa.
O problema do livro X não é mais de determinar se a poesia imitativa seria ou não adequada à educação dos jovens daquela cidade ideal, mas sim o demostrar por que ela não deveria mais ser executada nem ouvida, por ninguém dessa cidade justa. A natureza mimética se encontra como algo que produz “coisas” “três graus afastada da realidade” e como a poesia e a pintura do Ser, então o poeta e o pintor também estão longe da verdade e do conhecimento. Desse modo os poetas iludiam os espectadores.

Em certos momentos de tensão, o que nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REPUBLICA PLATÃO RESUMO X
  • A Republica de Platão
  • resenha do livro a republica de platão
  • Resumo do Livro "A república" de Platão
  • A Republica de Platão
  • A republica platao livros 1,2e3
  • A República de Platão
  • Livro v – a república de platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!