Republica de platão

Páginas: 7 (1738 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
ÍNDICE




INTRODUÇÃO 4


CONTEÚDO DO LIVRO: a REPÚBLICA . PLATÃO 5


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8



















































INTRODUÇÃO


Aristócles, que ficou conhecido no mundo inteiro como Platão, nasceu em Atenas, por volta de 427 a.C. Filho de pais aristocráticos, nasceu em uma família rica, envolvidacom políticos.
Platão se interessou pela filosofia e pela política, logo cedo aos 18 anos se tornou discípulo de Sócrates e o acompanhou durante cerca de 10 anos, até que seu amigo e professor foi condenado a morte.
Platão acompanhou o processo de julgamento de seu mestre, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses. Sócrates foi obrigado a beber veneno, em 399 a.C.Decepcionado com a democracia ateniense e também correndo risco de ser perseguido, por ter sido discípulo de Sócrates, Platão passou a viajar por diversos lugares, em busca de novos aprendizados. 
Retornou para Atenas em meados de 387 a.C. e foi nessa época que fundou sua Academia, que tinha como objetivo o a educação de jovens que poderiam assumir cargos no governo e precisavam da experiência econselhos de Platão, para desempenharem um bom trabalho. 
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria se dedicar seus esforços para desenvolver o lado intelectual efísico de seus alunos com aulas de astronomia, retórica, geometria e astronomia para os alunos de classe menos favorecida. Platão também dizia que os jovens a partir de 13 anos deveriam buscar trabalho e qua as mulheres deveriam receber educação igual a dos homens

A presente obra é a exposição das idéias platônicas sobre a política, filosofia, estética, e jurídica como uma forma de criar umaCidade-Estado ideal em resposta aos defeitos da democracia ateniense o escrito se desdobra em 10 livros.




































CONTEÚDO DO LIVRO REPUBLICA DE PLATÃO



Livro I, Sócrates reunido com seus amigos começam a discutir o conceito de Justiça. Sinôninides propõe que a definição de justiça como dar a cada um que lhe é devido, no entantoSócrates faz severas críticas a esse conceito, até o sofista Trasímaco entra na conversa para defender a tese que a Justiça é o predomínio do interesse do mais forte, no entanto Sócrates refuta essa tese de Justiça, pois para ele não é possível à existência dessa sociedade cometendo injustiça contra o seu semelhante.

Livro II, os amigos de Sócrates, Glauco e Adimanto, desejando que esteaprofundasse seu argumento sobre a justiça, fingem estar do lado de Trasímaco e propõem duas teses como desafio àquela que Sócrates acabara de defender sobre a justiça. O primeiro, Glauco, distingue três possíveis categorias de bem: os que são desejáveis por si mesmos, os que são desejados pelas vantagens que proporcionam e os que se desejam apenas por suas vantagens. Segundo Glauco, na opinião daqueles dequem está se fazendo porta voz, todos almejam apenas esta terceira categoria. Para Sócrates, porém, a justiça se encontra na segunda destas categorias. Indo adiante em seu argumento, Glauco sustenta que na verdade, o grande desejo do homem é cometer injustiças sem sofrer punições por tal ato e mais, aquele que não as comete, age assim por medo das punições que pode vir a sofrer. Neste ponto,entra no diálogo Adimanto, e acrescenta novos argumentos em favor da tese de Trasímaco. Diz que, na verdade, os homens não louvam tanto a justiça em si, mas a reputação que se pode adquirir com a mesma. Sustenta esta idéia com o mito de Giges. Desta forma, melhor seria ser injusto, adquirindo a fama de justo. Diante disso, Sócrates propõe que a questão seja analisada num âmbito maior, aquele do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A república de platão
  • A república
  • República de Platão
  • A República de Platão
  • República de platão
  • republica de platao
  • Platão
  • A república de platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!