repties

262 palavras 2 páginas
Reprodução dos repteis
O sistema reprodutor feminino consiste de dois ovários e ovidutos. A ogênese ocorre no ovário e durante a maturação uma substância rica em glicogênio e lipoproteínas é transportada do sistema circulatório para o óvulo. O óvulo é liberado no oviduto e as paredes glandulares do oviduto secretam albumina (fonte de aminoácidos, água e minerais para o embrião) e a casca que envolve o ovo. O útero acomoda os ovos antes da deposição e os embriões durante a gestação.

Os machos possuem testículos onde ocorre a produção e maturação dos espermatozoides. Um ovo com casca rígida requer fertilização interna, já que o esperma precisa chegar ao gameta antes que a casca seja formada. Assim, os machos desenvolveram órgãos copulatórios especiais para a transferência de espermatozoide para as fêmeas. Os crocodilos e tartarugas possuem uma estrutura semelhante ao pênis dos mamíferos. Já, nos lagartos e serpentes, há uma estrutura par na cloaca, chamada hemipênis. Estes órgãos ficam no interior da cloaca, na base da cauda. São evertidos para fora durante a cópula e um sulco na superfície de cada hemipênis, transporta o esperma. Apenas um hemipênis é usado durante a cópula. Estes órgãos possuem espinhos e outros ornamentos que auxiliam na fixação do órgão na fêmea e podem ser usados na identificação das espécies.

A fertilização ocorre quando o ovo entra no oviduto e isso geralmente ocorre durante o acasalamento. No entanto, algumas espécies podem estocar esperma no trato reprodutivo e usar para fertilizar os ovos que amadurecem quando os machos não estão presentes ou quando o ciclo reprodutivo é dissociado.

Relacionados

  • Exercicio de Ciências 7º ano
    1144 palavras | 5 páginas
  • Adjetivos
    3327 palavras | 14 páginas
  • lingua portuguesa
    17522 palavras | 71 páginas