Repteis Silvetres

2949 palavras 12 páginas
1. Conhecendo os Répteis

Tradicionalmente chamamos de répteis um grupo de animais que possui em comum a ectotermia (capacidade de utilizar fontes externas de calor para regular a temperatura corporal) e a pele recoberta por escamas. Esse grupo inclui diversas linhagens (lagartos, serpentes, anfisbenas, quelônios e jacarés), embora algumas delas sejam pouco aparentadas entre si. Por exemplo, sabe-se hoje que os jacarés são mais aparentados às aves (e também aos extintos dinossauros) do que aos lagartos, às cobras e às tartarugas, embora na prática os jacarés continuem sendo tratados junto com esses animais, dentro do grupo que chamamos de répteis. ( SBH, 2005)
A visão mais simples que se tem dos repteis (Reptilia) é que eles constituem o passo evolutivo seguinte dos anfíbios e que a partir deles teriam se originado as aves. E o que difere os repteis dos anfíbios é a capacidade de viver independentemente da água, incluindo também a sobrevivência e o desenvolvimento de seus ovos. (OLIVEIRA 2003)
Até julho de 2005, segundo um levantamento coordenado pela Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH, 2005), eram conhecidas para o território brasileiro 641 espécies de répteis, o que representa cerca de 8% das mais de oito mil espécies conhecidas no mundo (Uetz, 2005). São seis espécies de jacarés (26% de todas as espécies do mundo), 35 de quelônios (11% da fauna mundial), 217 de lagartos (5% da fauna mundial), 326 de serpentes (11% da fauna mundial) e 57 de anfisbênias (as cobras-de-duas-cabeças; 35% da fauna mundial). O Brasil é o quarto colocado em relação ao número total de répteis, ficando atrás apenas da Austrália, do México e da Índia, que possuem de 750 a 850 espécies. Além da enorme riqueza de espécies de répteis que caracteriza nosso país, mais de um terço da nossa fauna de répteis é endêmica, ou seja, só ocorre em território brasileiro.

2. Espécies

A família Crocodylidae inclui três subfamílias: Crocodylinae, Alligatorinae e Gavialinae. Nessas, existem

Relacionados

  • Patologia Clinica
    1408 palavras | 6 páginas
  • Tráfico de animais
    2700 palavras | 11 páginas
  • Animais silvestres
    11314 palavras | 46 páginas
  • Manejo de fauna
    59636 palavras | 239 páginas