Reprodução

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 12 de março de 2012
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
2010/2011

Reprodução sexuada e assexuada

Biologia e Geologia

Índice
Páginas
Objectivos 3
Introdução 4
Material 6
Procedimento 7
Resultados 8
Discussão 10
Conclusão 11

Objectivos
As duas actividades experimentais realizadas tiveram como objectivoscompreender o processo de reprodução assexuada por esporulação, observando o bolor do pão ao microscópio. Outro objectivo foi compreender as diferentes estratégias de reprodução sexuada nas plantas, identificando os gametângios destas e observando-os ao microscópio e à lupa.

Introdução
A reprodução é a capacidade de construir descendência portadora de genes dos progentirores, assegurando arenovação contínua da espécie e a transmissão de informação genética de geração em geração.
Os processos de reprodução são muito variados, podendo agruypar-se em dois tipos fundamentais: reprodução assexuada e reprodução sexuada.
A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de gâmetas. Neste tipo de reprodução, osdescendentes desenvolvem-se a partir de uma célula ou de um conjunto de células do progenitor, pelo que todos os indivíduos são geneticamente idênticos entre si e o progenitor. Assim, a partir de um só indivíduo podem formar-se numerosos indivíduos geneticamente idênticos, tendo a designação de clone. A produção destes indivíduos designa-se por clonagem. Só excepcionalmente podem surgir diferenças, quandopor acaso ocorre uma mutação.
Pelo facto dos seres resultantes serem geneticamente idênticos, este tipo de reprodução não contribui para a variabilidade genética das populações, porém assegura o seu rápido crescimento e a colonização de ambientes favoráveis. Este tipo de reprodução pode-se verificar em muitas plantas, em alguns animais e, ainda, na maioria dos organismos unicelulares.
A mitose éo processo de divisão celular que está por trás da reprodução assexuada. Este processo celular permite a formação de duas células-filhas, com a informação genética exactamente igual à da célula-mãe. Pode ocorrer de vários processos, tais como: bipartição ou cissiparidade, gemulação ou gemiparidade, fragmentação, multiplicação vegetativa e, ainda, por esporulação.
Neste relatório o processo dereprodução assexuada estudado é a reprodução por Esporulação. Durante a esporulação, existe uma formação de células reprodutoras, denominadas de esporos, que se desenvolvem a partir de um esporângio. Cada um destes pode originar um novo indivíduo.
No processo de reprodução sexuada ocorre a fecundação com fusão gâmetas geralmente provenientes de dois progenitores diferentes, e formação de um ovoou zigoto.
Os gâmetas são células haplóides que se formam nas gónadas por meiose. Com a fusão dos gâmetas forma-se o ovo ou zigoto que, por mitoses sucessivas, vai originar um novo indivíduo.
A reprodução sexuada está relacionada com a meiose e a fecundação. Por meiose, o número diplóide de cromossomas é reduzido à metade (dando origem à haplóidia), e pela fecundação restabelece-se o número 2n(diploidia) típico da espécie. Dessa maneira, ocorrem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma população, aumentando a variabilidade genética.
Ao contrário do que sucede com os animais, em que os gâmetas se formam por meiose a partir das células das gónodas, nas plantas raramente resultam directamente da meiose. Geralmente, a meiose origina esporos. Neste caso, ocorre emestruturas denominadas esporângios.
Os tipos de plantas que fazem esse tipo de reprodução, são principalmente as gimnospermas, plantas que conseguem produzir semente, mas não consegue produzir fruto. Serão estas as plantas observadas na actividade experimental relalizada.

Material

Actividade experimental 1 – Reprodução Assexuada
* Pão;
* Pinça;
* Microscópio óptico;
* Lâminas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Reprodução
  • Reprodução
  • reprodução
  • Reprodução
  • reproducao
  • reproduçao
  • reprodução
  • Reprodução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!