Reprodução social e cultura em bourdieu

Páginas: 7 (1571 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD)
Curso de Ciências Sociais (Licenciatura EAD)










REPRODUÇÃO SOCIAL E CULTURA EM BOURDIEU






José Lima de Jesus: RA 207326
Polo Campinas







CAMPINAS
08 de novembro de 2012


Introdução

Bourdieu desenvolve sua teoria seguindo a linha de pensamento de Claude Lévi Strauss,ao partir do pressuposto que há estruturas objetivas que não dependem da consciência e da vontade do homem. Contudo, diferencia-se ao afirmar que essas estruturas não são efeitos da percepção, pensamentos e das ações humanas.

Na teoria sociológica de Bourdieu, há uma continuidade nas práticas e nas representações, adota uma metodologia que analisa os mecanismos de dominação na produção deideias e na origem das ações, embora seja estruturalista, não adere ao objetivismo que nega a ação dos agentes e faz opção pelas relações coercitivas que são impostas.

O autor descarta tanto o determinismo, quanto a estabilidade das estruturas, contudo, aceita a noção de sentido, de que as ações têm sua gênese no sistema de relações pelas quais essas ações se concretizam. Nessa abordagem, Bourdieuse afasta um pouco do subjetivismo e do estruturalismo, pois, considera a gênese social das ações individuais, a história e as determinações dos indivíduos.

O autor não utiliza sistemas de classificação dos objetos investigados, por entender que isso poderá cristalizar uma ação, ao mesmo tempo em que considera arbitraria, por descartar os tipos que não se encaixam, casos em que não podem serdistintos com clareza.

Bourdieu entende que a construção do fato social é um objeto, e que são os agentes sociais os construtores da realidade social e entende que é a estrutura que sustenta o principio dessa constituição. A ilusão racionalista segundo Bourdieu, que ele chama de consciência de classe, integra o conceito de habitus, que o pensamento não leva em conta a situação, o mundo na qualestá imerso.

A dominação é exercida por meio da violência bruta ou simbólica, seja física, espiritual ou sobre a consciência.
O fenômeno social para Bourdieu, não é exclusivamente efeito das ações individuais, tão pouco deve se procurar a razão dessas ações na racionalidade dos sujeitos. As ideias são produtos das condições de produção, tanto os pensamentos, quanto os atos, emergem debaixo de“constrangimentos estruturais”.

A reprodução social segundo Bourdieu

A reprodução social segundo Bourdieu se concretiza através da ação da cultura dominante em inculcar através das instituições dominantes, para que haja a reprodução do que ele chama de habitus .

Na teoria de Boudieu, habitus é um conceito que busca conciliar o antagonismo aparente entre as dimensões da realidadeexterior, com as realidades individuais, oferecendo a possibilidade de dialética entre o mundo objetivo e subjetivo das individualidades. As desigualdades sociais não somente são legitimadas pelos agentes e instituições sociais, como o faz essa reprodução de forma inconsciente, o que é chamado de “aparelhos de reprodução”.

A classe dominante recebe a contribuição da cultura dominante, produzindodesmobilização e segregação da classe dominada, pelo fato de criar hierarquias e mecanismos que as legitimam, criando assim a reprodução social.

A vida social é mantenedora da reprodução social, e essa é governada pelos interesses específicos de cada campo social, cujos interesses não somente são reconhecidos, mas também recebem legitimidade dos agentes do campo social, que se ligam pelasobrevivência do campo, através da qual Bourdieu chama de formas do capital:

No sentido dos bens econômicos, mas também do conjunto de bens culturais, sociais, simbólicos etc. Como nos confrontos político ou econômico, os agentes necessitam de um montante de capital para ingressarem no campo e, inconscientemente, fazem uso de estratégias que lhes permitem conservar ou conquistar posições, em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reação do livro economia das torcas simbólicas, texto reprodução cultura e reprodução social. bourdieu, pierre. p....
  • O PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA ÓTICA DE PIERRE BOURDIEU
  • A reprodução
  • Resenha do livro "a reprodução" de pierre bourdieu
  • Bourdieu, campos sociais e habitus
  • Capital Social Pierre Bourdieu
  • os usos sociais da ciência
  • Reprodução da Violência e Desigualdade Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!